Em 2024, 94% dos brasileiros, entre pais e familiares, planejam comprar online os presentes para o Dia das Crianças. Entre os que têm filhos, o índice de intenção de compra chega a 100%. O ticket médio varia de R$ 100 a R$ 200. Os dados são da pesquisa realizada pela OLX.
Sobre o valor investido, 37% dos participantes pretendem gastar até R$ 100, enquanto 24% pretendem desembolsar mais de R$ 200. Além disso, 57% dos entrevistados consideram vender itens usados para ajudar na compra dos presentes.
Flávio Passos, vice-presidente de autos e bens de consumo do Grupo OLX, destaca o potencial do mercado de usados, especialmente no contexto emocional. “Pais (38%) e familiares (29%) demonstraram interesse na compra de artigos usados como presentes. Desses, 40% pagariam mais caro por um produto de segunda mão caso ele tivesse valor sentimental para a criança”, afirma.
Presentes para todas as crianças da família
A pesquisa revelou que 73% das pessoas pretendem presentear os filhos no Dia das Crianças. No entanto, muitos também mencionaram sobrinhos (45%) e afilhados (22%) como destinatários dos presentes. Cerca de metade dos entrevistados planejam presentear entre uma e duas crianças na data.
O que as crianças querem?
Os brinquedos lideram a lista de presentes, sendo a escolha de 81% dos respondentes. Em seguida, aparecem as roupas, com 41% das preferências. A pesquisa também revelou que 56% dos participantes priorizam os desejos das crianças na hora de escolher o presente, enquanto 43% consideram as necessidades dos pequenos.
Quanto ao momento da compra, 54% planejam adquirir os presentes entre um mês e duas semanas antes da data. Outros 21% fazem a compra com uma semana de antecedência e 22% deixam para a semana da comemoração. Apenas 2% costumam adquirir o presente no próprio Dia das Crianças.
Cresce o interesse em produtos usados
Entre os que cogitam a compra de itens usados, 62% preferem brinquedos, seguidos por livros (45%) e eletrônicos (36%). Os principais critérios para escolher produtos de segunda mão são: qualidade (72%), condição do item (55%) e preço (49%).
A pesquisa também mostrou que, entre os que já presentearam com usados, 52% consideraram a experiência muito positiva, enquanto 43% avaliaram como positiva, sem registros de experiências negativas.