O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, impulsionou significativamente o comércio online na última semana. De acordo com levantamento da Nuvemshop, plataforma de criação de lojas virtuais, as pequenas e médias empresas digitais registraram uma receita de R$72,5 milhões entre os dias 10 e 16 de setembro deste ano, marcando um aumento de 21,5% em comparação com o mesmo período em 2022, quando o faturamento atingiu R$59 milhões.
Durante o período, o número de pedidos cresceu aproximadamente 23%, totalizando 294,5 mil. Desse total de vendas realizadas, 25% foram feitas por e-commerce, originadas nas redes sociais, com o Instagram liderando como principal canal, com 90% desses pedidos.
A quantidade de produtos vendidos também teve um aumento, alcançando 1,3 milhão de itens, sendo 28% maior em relação ao ano anterior. Além disso, os vendedores online optaram por estratégias de promoção, incluindo ofertas com frete grátis, que contribuíram para aproximadamente 28% do total das vendas.
“Os resultados reforçam a importância dos empreendedores aproveitarem períodos promocionais para promoverem produtos ou seu negócio e aumentarem o faturamento. Até mesmo as datas menos conhecidas são oportunidades para divulgações, descontos e ações estratégicas que acabam fidelizando os clientes”, destaca Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.
Segmentos mais vendidos
O segmento de Moda liderou totalizando R$26 milhões de faturamento. Em seguida, Saúde & Beleza (R$6,5 milhões) e Acessórios (R$5 milhões). O destaque foi Casa & Jardim, uma das verticais com maior crescimento no período (aproximadamente + 52%).
Meios de pagamento preferidos
A maioria dos clientes optaram pelo cartão de crédito, com 52%. É importante destacar que houve um aumento do uso do Pix, que no ano passado representou 23,5% das compras e esse ano foi utilizado para pagar 37,5% do total de pedidos.