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Dia do Cliente: PMEs faturaram R$72,5 milhões no comércio online

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, impulsionou significativamente o comércio online na última semana. De acordo com levantamento da Nuvemshop, plataforma de criação de lojas virtuais, as pequenas e médias empresas digitais registraram uma receita de R$72,5 milhões entre os dias 10 e 16 de setembro deste ano, marcando um aumento de 21,5% em comparação com o mesmo período em 2022, quando o faturamento atingiu R$59 milhões.

Duas mulheres de vestido branco estão sorrindo e sentadas, uma tem o notebook no colo e a outra segura um cartão de crédito.
Ofertas com frete grátis contribuíram para aproximadamente 28% do total das vendas (Imagem: Freepik)

Durante o período, o número de pedidos cresceu aproximadamente 23%, totalizando 294,5 mil. Desse total de vendas realizadas, 25% foram feitas por e-commerce, originadas nas redes sociais, com o Instagram liderando como principal canal, com 90% desses pedidos.

A quantidade de produtos vendidos também teve um aumento, alcançando 1,3 milhão de itens, sendo 28% maior em relação ao ano anterior. Além disso, os vendedores online optaram por estratégias de promoção, incluindo ofertas com frete grátis, que contribuíram para aproximadamente 28% do total das vendas.

“Os resultados reforçam a importância dos empreendedores aproveitarem períodos promocionais para promoverem produtos ou seu negócio e aumentarem o faturamento. Até mesmo as datas menos conhecidas são oportunidades para divulgações, descontos e ações estratégicas que acabam fidelizando os clientes”, destaca Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.

Segmentos mais vendidos

O segmento de Moda liderou totalizando R$26 milhões de faturamento. Em seguida, Saúde & Beleza (R$6,5 milhões) e Acessórios (R$5 milhões). O destaque foi Casa & Jardim, uma das verticais com maior crescimento no período (aproximadamente + 52%).

Meios de pagamento preferidos

A maioria dos clientes optaram pelo cartão de crédito, com 52%. É importante destacar que houve um aumento do uso do Pix, que no ano passado representou 23,5% das compras e esse ano foi utilizado para pagar 37,5% do total de pedidos.