O Dia dos Namorados deve aquecer o varejo de moda em junho, especialmente no segmento de moda íntima, que deve movimentar R$ 1,5 bilhão neste mês. A estimativa é do IEMI – Inteligência de Mercado, que prevê um crescimento de 10% no faturamento e de 4% no volume de peças vendidas, totalizando 62,3 milhões de unidades durante a data.

A data, tradicionalmente uma das mais relevantes para o setor, também evidencia transformações nos hábitos de consumo. Segundo a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), há uma valorização crescente de conforto, qualidade e autocuidado, fatores que impulsionam o desempenho da moda íntima, inclusive nas vendas digitais.
O canal online vem ganhando relevância na estratégia do setor. De acordo com Marcelo Prado, economista e diretor do IEMI, o e-commerce já responde por cerca de 10% do total de roupas comercializadas no país — avanço significativo frente ao período pré-pandemia. Esse percentual, no entanto, poderia ser maior se fossem consideradas as vendas realizadas à distância por pequenos lojistas, que utilizam redes sociais, WhatsApp e Pix, sem intermediação de plataformas estruturadas.
De acordo com Padro, o e-commerce foi o canal de vendas que mais cresceu no varejo de moda nos últimos anos.
Entre os destaques para o Dia dos Namorados, estão os kits presenteáveis e peças com design diferenciado, que lideram a preferência dos consumidores, especialmente nos canais digitais das varejistas associadas à ABVTEX.
Expansão do consumo
Apesar do cenário macroeconômico desafiador — com juros elevados, inflação persistente e crédito restrito — o consumo no varejo mostra sinais de expansão. Segundo o especialista, a combinação de políticas de transferência de renda, aumento da massa salarial e baixo desemprego sustenta a tendência positiva. A previsão para o varejo de vestuário em junho é de um crescimento de 1,8% em volume e 6,5% em valores nominais, impulsionado por um aumento médio de 4,5% nos preços das peças.
Fraudes digitais
Com o crescimento das vendas online no Dia dos Namorados, aumentam também os riscos de fraudes digitais. Segundo a Tempest, empresa de cibersegurança do grupo Embraer, os golpes mais comuns para este tipo de comemoração exploram fatores como pressa e emocional do consumidor. Abaixo, algumas dessas práticas que demandam atenção:
- Perfis falsos nas redes sociais: criminosos imitam canais de atendimento e levam o consumidor para o WhatsApp, onde iniciam o golpe;
- Phishing com promoções falsas: links enviados por e-mail, SMS ou redes sociais levam a páginas falsas que roubam dados;
- Boletos e cobranças fraudulentas: sites falsos pressionam vítimas a pagar boletos de dívidas inexistentes;
- Falsos atendimentos via WhatsApp: links patrocinados direcionam a números que simulam suporte oficial.
Aproveitar a data
De acordo com Julio Bastos, CCO da Mission Brasil, comenta que o e-commerce precisa estar preparado para o Dia dos Namorados em certas frentes. “É essencial ter uma jornada de compra eficiente, sites rápidos, atendimento ágil e promoções bem segmentadas. Além disso, campanhas personalizadas com base em dados comportamentais, além da integração entre canais — como lojas físicas, marketplaces e redes sociais — aumentam as chances de conversão” explica.
O executivo também destaca a importância de estratégias que criem senso de urgência. “Ofertas como ‘últimas unidades’ e ‘promoções-relâmpago’, além de brindes limitados, funcionam muito bem para estimular a decisão rápida. Investir em prazos curtos de entrega e em opções como ‘compre online e retire na loja’ também faz diferença para quem compra de última hora”, diz
Para manter o volume de vendas, a recomendação de Bastos é que as marcas entreguem valor e isso seja percebido pelo consumidor. Isso pode ser feito por meio de kits criativos, frete grátis, experiências afetivas ou condições facilitadas de pagamento. “Embalagens personalizadas e cartões virtuais também elevam a percepção de cuidado, essencial em datas como essa”, complementa.
Por fim, ele ainda ressalta que a data funciona como um “laboratório” para o segundo semestre. “O Dia dos Namorados permite testar ações e mapear o que gera conexão com o público. Saber quais produtos tiveram mais saída, quais estratégias engajaram melhor e onde houve gargalos na jornada de compra são aprendizados valiosos para datas como Black Friday e Natal“, finaliza.
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