Com resultados positivos em 2024, gerando R$ 204,3 bilhões, as expectativas para o e-commerce neste ano são ainda melhores. Com o mercado crescendo, alinhado a maior confiança dos consumidores com o digital, a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que o faturamento de 2025 chegue a R$ 234,9 bilhões.
De acordo com a entidade, o ticket médio do ano pode alcançar R$ 539,28, enquanto o volume de pedidos chegaria a 435,6 milhões. Ao todo, 94,05 milhões de consumidores serão responsáveis pelo número.
De acordo com a associação, outros fatores também estão influenciando o bom ambiente do e-commerce. Entre eles, estão o lançamento do real digital (Drex), desenvolvido pelo Banco Central (BC), e a ampliação das opções de pagamento digital.
“A transformação digital é irreversível. O e-commerce segue evoluindo com inovação, novas tecnologias e uma experiência de compra cada vez mais personalizada. O crescimento consistente do setor fortalece o varejo como um todo e amplia as oportunidades para pequenos e grandes negócios”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.
Como foi 2024?
Já no ano passado , a alta do e-commerce também foi notável, segundo balanço da ABComm. Com faturamento — citado no início da notícia — crescendo 10,5% em relação a 2023, o setor registrou 414,9 milhões de pedidos, além de R$ 492,40 em ticket médio e 91,3 milhões compradores online.
Mais a fundo no perfil geral do consumidor, a ABComm mostra liderança das mulheres entre os consumidores.
Além disso, em termos regionais, o Sudeste consolidou-se como a localidade macro mais ativa em transações digitais, com o estado de São Paulo liderando o volume de vendas. A classe C destacou-se como a faixa econômica que mais fez compras virtuais.