default
Publicidade: default

E-commerce: vendas do varejo devem aumentar 70% até 2027, aponta estudo

default
Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O e-commerce brasileiro terá uma grande expansão até 2027, com o varejo alcançando grande destaque nos próximos dois anos e consolidando sua liderança quando se trata de vendas online. A previsão é que, em relação ao varejo, o e-commerce passe de US$ 346,3 bilhões, contabilizados em 2024, para US$ 585,6 bilhões em 2027, crescimento de 70%. Os dados são do “Guia de expansão global para mercados de alto crescimento”, da Nuvei

default
(Imagem: Envato)

O avanço do varejo nas vendas online no Brasil deve apresentar um ritmo ainda mais acelerado do que o projetado para o e-commerce como um todo no país. Segundo o estudo, no geral, o setor deve passar por três fatores impulsionadores:

  • População jovem em aumento;
  • Adesão cada vez mais intensa do brasileiro à cultura digital
  • Facilidades de pagamento proporcionadas pelo Pix, que ajuda a democratizar o acesso ao e-commerce.

“No caso do varejo, que tende a consolidar sua liderança nos próximos anos, vemos que são grandes vetores de crescimento as vendas de vestuário, acessórios e itens de moda em geral. Esses segmentos varejistas conseguiram alinhar a oferta de produtos às preferências dos brasileiros ao mesmo tempo em que aperfeiçoaram a logística de entrega”, destaca Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei América Latina. “A combinação desses fatores faz o e-commerce cair no gosto do consumidor, elevando a participação do varejo à metade desse mercado. E as vendas de vestuário têm muito a ver com isso”, acrescenta.

Mais segmentos

Em paralelo ao varejo, outras verticais do e-commerce terão destaque no período. É o caso do turismo, que deve movimentar US$ 93,1 bilhões em 2027, avançando 64% em relação a 2024, quando foi responsável por US$ 56,7 bilhões de 2024. O segmento será o segundo mais expressivo no e-commerce brasileiro, em grande parte por estar adaptado às preferências locais de facilidades de pagamento.

Outro segmento que tende a ampliar sua presença no comércio eletrônico brasileiro nos próximos dois anos é o de apostas online (bets), com alta de 33% (saindo de US$ 39,3 bilhões para US$ 52,3 bilhões no período).

Publicidade: default