A escalada no uso do Pix dentro do e-commerce pode ganhar novos capítulos em 2025. Em meio a evolução do modelo, uma pesquisa da EBANX endossa o crescimento da participação do pagamento instantâneo, superando o cartão de crédito em 2025. Todos os dados são do Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), análise do EBANX que será divulgada no 7º Payments Summit, em 18 de setembro.
Segundo o estudo, a participação dos cartões de crédito chegarão a 41% dos valores transacionados no e-commerce brasileiro, enquanto o Pix representará 44%. O índice maior é uma tendência antecipada em um ano, muito pelo ritmo acelerado do modelo instantâneo.
Parte desta alta, olhando para 2023, tem destaque em duas áreas: varejo e turismo. Os dois setores, que apresentam os maiores índices de digitalizações entre o todo, devem contar com aceleração de 31% e 20%, respectivamente, no que o Pix representará como forma de pagamento nos próximos três anos.
Segundo outro relatório da ACI Worldwide, são mais de 168 milhões de usuários do Pix em menos de quatro anos de operação. Esse número corresponde a 14% dos pagamentos instantâneos no mundo.
Categorias e contribuições
Com visão mais específica, segmentos como games e aplicativos de entrega foram importantes para acelerar o Pix no Brasil. Para os dois, o volume de transações instantâneas está próxima dos cartões de crédito, ainda o mais utilizado.
Ainda de acordo com a pesquisa, verticais como SaaS (software como serviço) e plataformas de streaming são dominadas por cartões de crédito, com mais de 60% de participação. No entanto, novas funcionalidades em desenvolvimento pelo Banco Central (BC) devem contribuir para um equilíbrio deste com o Pix. Entre elas, estão Pix Automático (pagamento recorrente) e Pix Garantido (pagamento em parcelas).
Outro dado agregado à pesquisa vem da Capgemini, que identifica o Pix representando 24% do valor total transacionado online em toda a América Latina já no próximo ano. O sucesso da modalidade no Brasil pode se tornar, segundo a previsão, uma espécie de farol, atraindo-os para o mercado de pagamentos na região. Prova disso, segundo a empresa, é que dez países da América Latina estão desenvolvendo ou lançando métodos de pagamento instantâneo inspirados no Pix.
Fortalecendo o e-commerce
Com inclusão de 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro nos primeiros dois anos de trabalho, o Pix também é tratado como estímulo a compra pelo meio digital. De acordo com o EBANX, 95% das pessoas que fizeram a primeira compra no e-commerce decidiram pagar pelo Pix.
A aplicação do meio de pagamento como facilitador também faz com que o modelo de negócios seja afetado. Entre os parceiros da EBANX, por exemplo, a receita daqueles que aceitam o Pix no e-commerce cresceu 16%. Além disso, o portfólio de clientes aumentou em 25%.
Mesmo assim, a avaliação do levantamento é que o cartão de crédito ainda conta para a fidelização de clientes no Brasil. Segundo o PCMI, a expectativa é de alta anual de 21% no valor transacionado no e-commerce por meio deste canal nos próximos três anos.