A OnTime, empresa de logística e transporte, adquiriu duas rivais. A companhia, que atua há dez anos com entregas de cargas, voltada principalmente ao comércio eletrônico, anunciou a compra das transportadoras BGS e SOLIS. A primeira, especializada em logística de pesados, e a segunda, em transferência de carga fechada.
Segundo reportagem da Exame, entre os clientes da OnTime, estão gigantes do comércio eletrônico brasileiro como a Via Varejo, Magazine Luiza — e suas marcas Netshoes e Zatini — Madeira Madeira e Wine.
Em 2019, a OnTime realizou 3 milhões de entregas e atingiu faturamento de R$ 100 milhões. São 230 colaboradores e uma frota de 15 caminhões próprios. Para ter mais flexibilidade nas entregas, aluga ainda outros 15 caminhões e trabalha com outros 200 veículos operados por terceirizados.
A OnTime Log atua em 5.500 municípios brasileiros com centros de distribuição em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraíba. Possui também sete operações dentro de centros de distribuição dos clientes. A maior parte do fluxo de entregas acontece no estado de São Paulo, onde 120 caminhões da OnTime circulam diariamente.
Setor aquecido
O setor de transporte de carga está aquecido. Há duas semanas, a Sequoia Logística anunciou que chegou a um faturamento de R$ 1 bilhão, após seis aquisições de rivais. A empresa espera abrir capital na bolsa este ano e atingir receitas de R$ 1,25 bilhão.
O mercado viu nos últimos anos o surgimento de diversas startups como Mandaê e CargoX e a asiática LalaMove chegou ao mercado brasileiro. A Uber vai investir US$ 200 milhões por ano no Uber Freight, serviço para o transporte de cargas no mundo.
Além disso, as próprias varejistas começaram a criar serviços de transporte próprios. É o caso do Mercado Envios, que realiza até a coleta dos produtos nos estoques de certos vendedores, e da B2W, dona da Americanas.com e Submarino.com, que criou a divisão criou a plataforma de logística Let’s, que faz fulfillment e possui ainda o app Voe para conectar entregadores independentes e acelerar as entregas para até duas horas.
Leia também: É melhor terceirizar ou internalizar a operação de e-commerce?
Transporte por rodovias
Cerca de 60% de toda carga que é transportada no país é levada pelas rodovias. Há 147 mil empresas transportadoras de carga, além de 492 mil autônomos, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte.
Com a retomada do crescimento econômico, a logística também volta a aquecer. Houve aumento de 3,8% no fluxo de veículos de transporte nas rodovias de janeiro a outubro de 2019. O maior aumento foi no fluxo de transporte de cargas pesadas, de 4,5%, de acordo com a CNT.