Logo E-Commerce Brasil

ESG vem perdendo relevância no varejo brasileiro, aponta pesquisa

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Uma pesquisa da Mosaiclab, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), revelou uma redução significativa na importância das práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança) no comportamento de compra dos brasileiros. O estudo “Impacto do ESG no Varejo 2024” analisou 2.990 ocasiões de compra em 10 categorias do varejo e constatou que o impacto do ESG nas decisões de compra caiu de 50% em 2023 para 43% em 2024.

(Imagem: Freepik)

Essa diminuição foi observada em todas as categorias analisadas, com as maiores quedas nos segmentos a seguir:

  • Papelaria (-10 pontos);
  • Alimentação (-9 pontos);
  • Material de Construção (-9 pontos).

Os componentes do ESG também registraram declínios: o ecológico caiu de 46% para 40%, o social de 50% para 42%, e o de governança de 53% para 45%.

Impacto econômico no ESG

Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab, destaca que a queda na relevância do ESG pode estar ligada ao contexto econômico desafiador. “Quando o bolso aperta, os consumidores priorizam preço e conveniência, deixando questões de sustentabilidade em segundo plano”, afirma. Embora as expectativas em relação às ações ESG das empresas continuem altas, com destaque para a criação de empregos (47%), reciclagem (46%) e combate ao desmatamento (45%), o comportamento de compra reflete uma busca maior por atender às necessidades imediatas.

Desafios para a implementação da pauta

A pesquisa também aponta um descompasso entre a consciência sobre ESG e sua prática efetiva. Embora 88% dos consumidores considerem o tema relevante, esse reconhecimento não se traduz em ações concretas. A situação econômica pós-pandemia e o aumento dos preços dos produtos sustentáveis dificultam a adesão dos consumidores, além do ceticismo crescente sobre greenwashing. Outro desafio é a falta de conhecimento: 41% dos consumidores ainda não sabem o que é ESG, o que evidencia a necessidade de uma comunicação mais clara e eficaz por parte das empresas sobre o impacto dessas práticas.