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Especialista da Intelipost explica como a logística é essencial para a experiência nas vendas online

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Paulo Cezar Leão, executivo de vendas do Grupo Intelipost, palestrou na Conferência E-Commerce Brasil Rio Grande do Sul sobre os impactos de uma logística eficiente e inteligente para a redução de custos para os lojistas e para melhorar a experiência do cliente no e-commerce.

Conferência RS 2024 – Paulo Cezar Leão, executivo de vendas do Grupo Intelipost/Imagem: @tiagobeef/@br.aba

Quando visto o motivo do abandono de carrinhos no e-commerce, 65% dos consumidores desistem de seus consumidores quando o frete sai mais caro do que o imaginado. Além disso, 32% deixam de finalizar a compra quando o prazo de entrega é longo demais.

Para Paulo, não entregar o melhor frete custa caro para o consumidor, porque existe um custo já pago para conquistar esse consumidor e fazer com que ele escolha a sua loja.

78% dos compradores digitais mudarão de marca ou varejista se não receberem atualizações constantes do status da entrega. Outro dado apresentado pelo especialista é que dar essa segurança de atualização constante reduz em 60% as ligações de WISMO (“where is my order?”, ou: “onde está o meu pedido?”).

Foco na experiência

“A experiência não acaba com o checkout, vai muito além, pois 59% dos consumidores pagariam mais caro por uma melhor experiência de compra, o que pode englobar uma entrega mais rápida”.

Dados da Infor Research mostram que 59% dos consumidores acreditam que uma entrega atrasada é o que faz uma experiência ficar ruim. Isso porque, para o consumidor, não há diferenciação entre loja e transporte, a experiência é uma só.

A procura da entrega perfeita

Em parceria com a Inlog, a Intelipost realizou uma pesquisa investigando o que faz uma entrega ser perfeita. Os custos logísticos de uma operação custam acima de 20% do que a empresa gasta para pelo menos 40% dos lojistas.

A estratégia da Intelipost, para tentar reduzir este custo, é gerar um motor com inteligência de dados que cote fretes e crie estratégias de frete mais adequada para cada cenário (preço, tempo de entrega etc). Agilizar o etiquetamento e despacho com os pedidos também evita que pedidos sejam devolvidos ou fiquem retidos por erros técnicos ao ser enviado.

Por fim, a visibilidade do status correto e atualizado de entrega faz com que o consumidor se programe para estar em casa no dia e horário, evitando novas tentativas de entrega mal sucedida.