No último dia do Latam Retail Show, um painel formado por especialistas em logística, tecnologia e marketplaces apresentou as tendências do e-commerce chinês que estão em processo de estudo e implementação no Brasil. Na apresentação, os temas discutidos se concentraram na forma que a tecnologia pode ser uma aliada para simplificar soluções de comércio do setor.
No painel, foi apresentado como essas propostas podem ser aplicadas, adaptando-se ao modelo de negócio brasileiro e ao comportamento do consumidor local. As iniciativas buscam promover melhores experiências de compra no e-commerce e novas formas de digitalização dos processos.
A logística do Grupo Alibaba
O Diretor de Novos Negócios e Logística da Cainiao (Grupo Alibaba), William Tang, explicou que o Alibaba está produzindo novidades em relação à tecnologia e muitas dessas soluções chegarão ao mercado brasileiro, e não apenas para uso exclusivo da empresa, mas para trazer inovação para o país.
O Grupo, formado por e-commerce que engloba grocery, markeplace, além do de entretenimento, pagamentos e serviço de entrega, proporciona aos consumidores chineses uma maneira simplificada de comprar, pois todos os serviços estão reunidos no mesmo lugar.
William Tang apresentou algumas propostas, pois para se destacar pela rapidez nos prazos de entrega, o Alibaba prioriza a o investimento na área de logística, e assim construiu 12 armazéns empilhados em Hong Kong. O edifício está estrategicamente posicionado perto do mar e ao lado do aeroporto, assim pode criar uma conexão da China com o mundo.
Um outro destaque para otimizar a entrega é o uso de tecnologia robótica aliada ao trabalho humano para diminuir o tempo de separação e retirada dos itens, como no caso de transelevadores, que proporcionam o ganho de 60% de eficiência na armazenagem, separação da armazenagem B2B e B2C. A adoção da solução RFID, um sistema que tem 40% de eficiência em relação ao modelo tradicional de bipagem, pode fazer 6.600 caixas por hora e também permite o rastreio de toda a cadeia. Desse modo, dá para saber quando um produto saiu e chegou do local de armazenamento. Para Tang, o uso de algoritmos e Inteligência Artificial também são otimizadores do processo.
No Brasil, soluções simples como a mencionada acima podem ser implementadas, o exercício é feito para criar uma experiência otimizada para o consumidor final. No caso, encontrar o produto que ele quer com a maior facilidade e agilidade.
O ecossistema da Tencent Cloud
Erik Schanz, lidera as operações de vendas da Tencent Cloud no Brasil. A empresa chinesa é uma das principais líderes globais em tecnologia, é conhecida por sua excelência em setores como jogos eletrônicos, mobile payment, redes sociais e serviços de nuvem. A empresa é proprietária do popular aplicativo chinês WeChat.
Fundada em 1995, juntamente com outras gigantes da internet, Baidu e Alibaba, se estabeleceu como um pilar da tecnologia. Na China, a Tencent desfruta de uma ampla penetração, inclusive em áreas rurais, com seu WeChat Pay simplificando os pagamentos e pedidos dos usuários por meio de QR codes.
O especialista explica que o ecossistema digital chinês é caracterizado por:
• Uso generalizado de smartphones;
• QR codes e superapps;
• Apoio do governo chinês nessas iniciativas.
Alcançando cerca de 98% dos usuários de internet na China, com metade do tempo online dos usuários é dedicado aos produtos da Tencent. Já no Brasil, a empresa está presente com o Interactive Entertainment Group (IEG), envolvido na localização e distribuição de jogos, além de contar com um datacenter local.
A tendência apontada por Schanz é que os varejistas brasileiros desenvolvam um superapp como o WeChat, com funções dentro para consolidar serviços e conteúdo em apenas um lugar, reduzindo a quantidade de aplicativos no celular e simplificando a vida dos usuários, tanto consumidores quanto empresas. Ao final, o executivo destacou a importância de usar os meios de comunicação como veículo para oferecer valor à marca e serviços aprimorados para os brasileiros.
Superapp para supermercados da ABRAS
O CEO da Marketplace Abras, Paulo Madureira, revelou planos para a criação de um superapp destinado ao setor de supermercados, permitindo que as pessoas comprem bebidas e alimentos em todo o Brasil de forma conveniente. O objetivo é colocar o supermercado literalmente na palma da mão dos consumidores. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e está programado para ser lançado no próximo ano.
O superapp feito para o mercado brasileiro será parecido com os modelos chineses, abrindo oportunidades para a venda de outros produtos e serviços. Paulo Madudeira elencou três elementos fundamentais que es sendo considerados:
• Integração de Supermercados Diversificados: além de conectar os grandes supermercados, o superapp também integrará estabelecimentos menores;
• Entrega eficiente: a proposta inicial visa oferecer uma cesta completa de produtos, aproveitando a variedade e o volume dos supermercados e varejistas locais. Isso será alcançado por meio de IA ou logística eficiente para garantir que os produtos desejados estejam disponíveis;
• Retail Media: o superapp incluirá um componente de retail media, que servirá como ponto de encontro e investimento para a indústria anunciar, proporcionando oportunidades tanto para anunciantes quanto para consumidores.
O objetivo final é criar valor para os clientes finais (usuários do app), para os varejistas e a indústria. A proposta promete otimizar o jeito que os consumidores brasileiros compram em supermercados e oferecer uma experiência mais conveniente e integrada.