Uma pesquisa da Getnet Brasil, do Santander, mostra que o crédito parcelado (25%) e o Pix na máquina de cartão (25%) podem figurar entre os principais meios de pagamento para a Black Friday de 2024. O levantamento foi feito com base em empreendedores de todo o Brasil consultados sobre a data.
“As dificuldades econômicas e o aumento da inadimplência se refletem na preferência do consumidor por compras de crédito parceladas. Também é importante ressaltar a consolidação do Pix como meio de pagamento“, explica Fabio Coelho, vice-presidente de Finanças e Administrativo da Getnet Brasil.
Ainda segundo o estudo, os profissionais do setor varejista acreditam ainda que a distribuição restante neste quesito contará com baixa adesão do Pix feito diretamente para empresas ou contas pessoais. Veja os índices:
- Crédito à vista (18%);
- Débito (13%);
- Pix direto na conta da empresa (8%);
- Pix na conta pessoal (7%).
Escalada do Pix
Em três formatos diferentes na lista de pagamentos para Black Friday, o Pix é uma espécie de “coringa” nas tratativas do varejo nacional. Prova disso é que, de acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foram 29 bilhões transações via pagamento instantâneo no primeiro semestre deste ano. O aumento ante mesmo período em 2023 foi de 61%,
As operações Pix dos seis primeiros meses de 2024 superaram todos os modelos concorrentes (cartões de crédito, débito, pré-pago, boleto, TED e cheque). Juntos, estes totalizaram juntos 24,2 bilhões de operações.
Pela ótica de 42% dos entrevistados para análise, o Pix na máquina de cartão foi a modalidade que mais cresceu nos últimos 12 meses.