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Estudo revela como anúncios alinhados ao Pinterest impulsionam engajamento do consumidor

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Pinterest, ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários ativos mensais, registrando um crescimento global de 12% em 2024. A Geração Z representa 42% dessa audiência global, enquanto no Brasil, 64% dos usuários são mulheres adultas, destacando um perfil diferente do restante do mundo.

(Imagem: Pinterest/Divulgação)

Lançado em 2010, o Pinterest se posiciona como um espaço de curadoria e descoberta de ideias visuais em áreas como decoração, moda, culinária e eventos, diferenciando-se de outras plataformas sociais focadas em interação direta, como TikTok e Instagram.

Estratégias que funcionam no Pinterest

Segundo a Vidmob, plataforma de análise de desempenho criativo, marcas que adaptam suas campanhas ao comportamento exploratório dos usuários do Pinterest têm mais chances de sucesso:

  • Segmento de hospitalidade: empresas de turismo e eventos que alinham suas campanhas aos temas populares da plataforma, como casamento e férias, conseguem maior engajamento. Uma campanha voltada para noivas, por exemplo, aumentou a taxa de cliques em 76%.
  • Call-to-Action emocional: mensagens diretas como “Reserve Agora” têm menos impacto no Pinterest, resultando em 38% menos cliques. Em contrapartida, CTAs que evocam experiências, como "Viva a Boa Vida" ou "Seu Refúgio de Verão Começa Aqui", geraram melhores resultados.
  • Foco no lifestyle: conteúdos que destacam experiências gastronômicas e de lazer atraem mais usuários. Uma campanha que explorou a cultura gastronômica obteve 82% de aumento no engajamento.
  • Moda e lookbooks: campanhas que unem turismo e moda, com imagens inspiracionais, também se destacam. Uma ação voltada para promover viagens a Las Vegas aumentou em 80% a taxa de cliques ao utilizar imagens glamorosas.

É necessário entender seu público

Para Miguel Caeiro, head Latam da Vidmob, o estudo evidencia a importância de compreender as dinâmicas do Pinterest para otimizar campanhas. “A análise permite ajustar estratégias, aumentando o engajamento e posicionando as marcas como referência em seus segmentos”, afirma.

Ao alinhar suas campanhas ao comportamento e às preferências dos usuários do Pinterest, as marcas têm a oportunidade de ampliar sua visibilidade e fortalecer sua presença no mercado.