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Experiência omnicanal ganha força com IA

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O processo de compra se pulverizou nos muitos formados disponíveis e a mesma jornada pode — e vai — incluir diversas possibilidades. Do online para o físico e vice-versa, ou percorrendo somente um destes individualmente, fato é que o consumidor moderno nasce omnichannel. Por consequência, as empresas também precisam seguir o mesmo caminho.

André Viana, diretor comercial na Wake - Conferência MG - omnichannel
André Viana, diretor comercial na Wake (Imagem: Lucas Kina/E-Commerce Brasil)

A chegada da Inteligência Artificial (IA), portanto, se tornou inevitável, bem como sua integração ao dia-a-dia de setores. Com o e-commerce, este processo não foi diferente.

“Hoje, rapidez e flexibilidade nos processos de compra no e-commerce não são mais diferenciais, mas sim obrigações do ponto de vista de quem consome. A eficiência na compra, no entanto, pode ser ainda maior ao adicionar IA à equação”, afirmou o executivo durante a Conferência MG E-Commerce Brasil.

Abaixo, também baseado por tendências colocadas durante o NRF 2024, algumas áreas no e-commerce que podem receber aplicações da IA foram listadas. Veja:

Precificação
Crédito
Cobrança
Expansão de loja
Atendimento ao cliente
CRM
Promoção
Mídia
Omnicanalidade

Cenário

Entre os demais dados coletados durante o NRF 2024, o executivo reforça que clientes omnicanal gastam entre três e seis vezes mais que aqueles que compram somente em lojas físicas.

A respeito da IA, estima-se que o investimento feito no Brasil em 2023 tenha sido de R$ 1 bilhão, sendo 35% maior que no ano anterior.

Por fim, Viana listou insights que podem gerar experiências positivas no e-commerce a partir da aplicação de IA:

1. E-commerce intuitivo;
2. Tiktok economy;
3. Online e econômico (meios de pagamentos variados, descontos e fidelidade);
4. Recommerce 2.0;
5. Novas formas de devolução;
6. Relacionamento personalizado;
7. Infraestrutura do e-commerce conectada às mídias sociais;
8. Jornada entrelaçada com o ritmo do cliente (onde, quando) e sem fricção;
9. Autenticidade;
10. Demanda ativa para ter a atenção do cliente, que já é bombardeado de todos os lados.


Perdeu alguma palestra? A cobertura completa da Conferência MG está disponível no E-Commerce Brasil.