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O que vem depois: fim dos cookies de terceiros mobiliza mudança de estratégia em somente 25% das marcas

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Apesar do impasse em torno do assunto, o fim dos cookies de terceiros é questão de tempo, segundo o Google. Enquanto países da União Europeia já lidam com a decisão e se adaptam a era pós-cookies no navegador da gigante norte-americana (Chrome), marcas nos EUA apresentam pouco ou nenhum cuidado prévio com o assunto. Atualmente, segundo estudo da Taboola com a YouGov, somente 25% dos anunciantes estão prontos para a deterioração destas informações dos usuários.

Entre os principais insights, o levantamento mostra também que, apesar de grande parte mostrar despreparo, o tema não é irrelevante. Até por isso, 44% das empresas estão redirecionando gastos com publicidade visando antecipar a mudança. A substituição deste canal é feita com publicidade nativa e mecanismos de busca, principalmente.

Contudo, quase metade (46%) dos respondentes afirmam satisfação com a ação do Google em dar fim ao compartilhamento dos cookies de terceiros em seu navegador.

No e-commerce, o bloqueio dos dados também pode representar mais obstáculos e surgimento de novas ferramentas para personalizar ofertas aos consumidores. A importância deste processo para o setor é discutida desde 2021, quando o Alphabet, holding do Google, começou a tratar sobre o assunto.

O estudo, conduzido online entre 3 e 9 de maio deste ano, contou com respostas de 202 tomadores de decisão no mercado de Publicidade e Marketing. Todos representavam empresas com 100 ou mais funcionários.