A geração Z parece disposta a quebrar diferentes paradigmas, e um deles é a maneira de realizar consultas de informações ou conteúdo online. Isso é o que indica a nova pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares, sobre o uso de mecanismos de busca online.
O levantamento, que contou com a participação de 1.033 entrevistados brasileiros em fevereiro de 2023, identificou que 64% dos que utilizam redes sociais e motores de buscas para realizar suas pesquisas online não mudaram sua preferência nos últimos dois anos.
Em menor percentual, houveram 25% que deixaram de usar mais buscadores para usar mais as redes sociais, e 11% que fizeram o inverso: passaram a usar mais motores de busca em vez de redes sociais nas suas pesquisas online.
Especificamente nessa questão, o Capterra pôde observar uma diferença importante entre gerações. Os membros da geração Z foram o principal grupo que deixaram de usar mais buscadores para usar mais as redes sociais (37%), enquanto os baby boomers foram os que menos fizeram essa transição (12%).
“Empresas que pretendem ser relevantes no contexto digital devem se atentar às mudanças de comportamento dos usuários e suas preferências. Um exemplo é a adoção pela geração Z das redes sociais como um importante mecanismo de busca”, comenta Marcela Gava, analista do Capterra responsável pelo estudo.
O estudo identificou ainda que, atualmente, pouco mais da metade (58%) prefere utilizar ambos mecanismos – motores de busca e redes sociais – para viabilizar suas pesquisas online. Já 35% dos respondentes declararam preferir usar somente motores de busca, enquanto 7% preferem usar somente redes sociais.
Quase metade realiza mais de 10 pesquisas por dia
Outro ponto de destaque da pesquisaé a frequência de consultas por conteúdo online: 78% dos respondentes realizam mais de cinco buscas online por dia. Quando se destrincha esse número, os dados mostram que 30% realizam de cinco a 10 buscas online por dia, enquanto 48% disseram que tomam essa ação mais de 10 vezes por dia.
O dispositivo favorito dos participantes para realizar pesquisas online é o smartphone (68%). Como se trata de um suporte que está sempre ao alcance dos usuários, a frequência de consultas online pode ser impulsionada por esse fato.
Para conferir a pesquisa na íntegra, acesse https://www.capterra.com.br/blog/3618/pesquisa-redes-sociais