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Geração Z: nativos digitais sofrem 17% mais golpes online

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Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Segundo levantamento da Akamai, golpes digitais afetam em sua maioria membros da geração Z – nascidos entre 1995 e 2010. Mesmo sendo considerados nativos digitais, os jovens de 18 a 29 anos sofrem 17% mais golpes do que a geração boomer, nascidos após a segunda guerra.

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Imagem: reprodução

Thiago Bertacchini, head de vendas da Mangopay, explica que: “os golpes que atingem a geração Z estão diretamente ligados aos hábitos de navegação do grupo. Devido à exposição diária à internet e ao consumismo exacerbado, impulsionado pelo excesso de publicidade e facilidade de efetuar compras online, práticas como sites de produtos fraudulentos, golpes de delivery e phishing (roubo de dados) os atingem mais frequentemente”.

O estudo ainda aponta que, frente à evolução das tecnologias, os golpistas adaptam os crimes para que as fraudes sejam menos identificadas pela geração mais jovem

Como se proteger online

O executivo destaca algumas medidas importantes: para compras no e-commerce os clientes devem conferir o destinatário das transações; em  golpes de maquininha, é importante lembrar que os pagamentos são sempre dentro do aplicativo; e no caso de cartões e pix, os comprovante de pagamentos devem ser exigidos após o momento de entrega.

“É importante também reforçar a proteção das contas e aplicativos de banco, optando por autenticação de dois fatores e, se possível, habilitar o desbloqueio por biometria ou reconhecimento facial e estabelecer limites para transações e empréstimos”, esclarece Bertacchini.

Outro fator é o roubo de dados, associados geralmente a links maliciosos em e-mails ou mensagens de texto. A recomendação é não clicar, especialmente em URLs encurtadas ou com assuntos em tom de urgência. O ideal é conferir se existem pendências por meio de comunicações oficiais do órgão ou da empresa responsável. 

O head de vendas ainda detalha: “o objetivo é dificultar o acesso dos criminosos a áreas sensíveis dos nossos dispositivos, dando ao usuário uma segurança maior mesmo nas situações em que ele acabe entrando em contato com algum tipo de fraude”.

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