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Gerando Falcões inaugura agência para realizar entregas em favela de SP

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A ONG Gerando Falcões e a startup naPorta inauguraram, na quarta-feira (31), uma agência para acelerar a logística na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo. A startup é uma Logitech de impacto com foco em entregas de produtos e bens de consumo nas favelas e áreas com endereços irregulares.

A naPorta iniciou suas operações em janeiro de 2022 e já está presente na Cidade de Deus e em outras seis favelas do Rio de Janeiro. Agora, através da parceria, vai iniciar sua expansão para São Paulo.

Projeto prevê realizar 500 entregas por dia e gerar mais de 10 empregos. Foto: Malu Monteiro

Graças à parceria, os moradores da região poderão realizar as suas compras e receber seus produtos em casa. No local, foi instalado um container com estrutura de logística completa, que inclui áreas de recebimento, separação e expedição. A operação prevê empregar 11 pessoas, ajudando a fomentar a empregabilidade na favela, além de efetuar cerca de 500 entregas diariamente.

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De acordo com o Instituto Locomotiva, um a cada três moradores de favelas e periferias não recebem seus produtos em casa, o que culmina em grandes deslocamentos até as agências dos Correios. O mesmo levantamento mostra que aproximadamente 70% desses moradores já deixaram de comprar devido à escassez nas entregas. Além disso, quase 90% do público é bancarizado, e 50% dele prefere realizar suas compras pela internet.

“A favela movimenta mais de R$ 180 bilhões por ano, o que prova um poder de compra excepcional. Com esse movimento da naPorta, vamos promover o direito do morador comprar com a garantia de recebimento do produto no seu lar, sem pagar a mais por isso. Parcerias como essa fortalecem o ecossistema e a nossa entrega social, de incluir e de trazer visibilidade para territórios de exclusão”, afirma Juliana Plaster, diretora de Desenvolvimento e Parcerias da Gerando Falcões.

“Percebemos que as barreiras físicas que existem entre as favelas e o asfalto também existem no mundo digital, quando hoje na logística padrão do asfalto discutimos sobre entregas de delivery em 15 minutos ou de e-commerce em até 3 horas. Quando o consumidor de favela e periferia ao menos conta com uma entrega domiciliar, independente de prazo, o mais agravante é que o consumidor nessas regiões paga o mesmo valor de frete e, em muitas vezes, um valor muito superior que o consumidor do asfalto. A maior dificuldade é o acesso a serviços básicos, como entregas de e-commerce, remédios, alimentação e até mesmo serviços essenciais como água e saneamento, simplesmente pela restrição imposta aos CEPs de suas casas”, acrescenta Sanderson Pajeú, CEO e fundador da naPorta.

Edu Lyra e Juliana Plaster, da Gerando Falcões, com a equipe da startup naPorta. Foto: Malu Monteiro

Entregas na Favela dos Sonhos

Na Favela dos Sonhos, nome escolhido pela comunidade, está sendo implantado o projeto Favela 3D (F3D) da Gerando Falcões. No local, moram mais de 600 pessoas em cerca de 170 casas e/ou barracos. 

Segundo a ONG, serão investidos R$ 5 milhões para a implantação do F3D no local, divididos em quatro pilares: moradia digna e urbanismo (áreas de lazer, melhorias habitacionais e construção de residências emergenciais); geração de renda (aceleração de empreendedores, qualificação de jovens e adultos e empregabilidade); desenvolvimento social (acesso à internet, vida financeira e programa de alfabetização e conclusão de estudos); e monitoramento e gestão (custos operacionais e de fornecedores).

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