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Golpe da Compra Confirmada cresce 75% e lidera fraudes no mercado digital em 2022

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Com as facilidades do mundo digital, aumentam também as possibilidades de golpes. Para o Dia Internacional da Internet Segura, a OLX e o AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, mapearam as principais fraudes e dados sobre golpes no Brasil em 2022.

O estudo aponta que o Golpe da Compra Confirmada lidera a lista com 57% dos casos e um aumento de 75% em relação a 2021. Falso Anúncio está em segundo lugar, com 37% dos casos e aumento de 52% em relação ao ano anterior. Roubo de Dados fecha a lista em terceiro lugar, com 6%. Apesar do baixo percentual, em 2022 ocorreu uma tentativa de roubo de contas por minuto.

O prejuízo estimado com os golpes aplicados em 2022, de acordo com o levantamento, foi de cerca de R$ 551 milhões, sendo os eletrônicos a categoria mais visada. Smartphones estão no topo da lista dos produtos mais visados nas fraudes, representando 45%. Os iPhones são os mais visados, com 72% dos casos na categoria. Videogames ficam em segundo lugar, com 16%, e os da marca PlayStation são os preferidos dos golpistas, em 65% dos golpes desse tipo de produto. Computadores ficam em terceiro lugar, com 15% dos golpes.

O prejuízo estimado com os golpes aplicados em 2022 foi de cerca de R$ 551 milhões

Perfil das vítimas

A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens (74%), contra 26% de mulheres. 72% das vítimas têm até 31 anos.

A região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 37%, seguido por Rio de Janeiro, 14%, e Minas Gerais, 8%.

“Aliar tecnologia com educação digital do usuário é a chave para ter um ambiente digital mais seguro. Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda online para aplicar a engenharia social e enganá-los. Da mesma maneira que adotamos práticas seguras ao sair na rua, devemos fazer o mesmo no ambiente virtual”, explica Beatriz Soares, diretora de Produto da OLX.

Comportamento do fraudador

Ao contrário da imagem clássica que se tem dos golpistas, eles não agem sozinhos e nem de maneira desorganizada. Os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas – utilizando dados válidos de pessoas – e tentam atrair o maior número de vítimas, seja com anúncios falsos ou com abordagens para a compra de itens anunciados por clientes legítimos.

“Os fraudadores costumam ser extremamente organizados e estão a todo instante buscando fragilidades de sistemas e momentos de desatenção dos consumidores para aplicarem golpes e escalarem seus ganhos. Obviamente que cabe às empresas a proteção das transações e da identidade de seus clientes, porém é de extrema importância a conscientização dos usuários quanto às práticas fraudulentas hoje em curso, até mesmo para que se protejam delas”, afirma Diana Herrera, gerente de Growth do AllowMe.

Em 2022, 70% das tentativas de fraude aconteceram em horário comercial, sendo a quinta-feira o dia da semana com maior incidência. A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos, sejam eles celulares ou computadores. Em geral, estes aparelhos são assim identificados por estarem vinculados a uma série de perfis, por fazerem uso de técnicas para mascarar a sua identidade e/ou localização – como o uso de VPNs e outros recursos maliciosos – ou ainda por terem sido utilizados em fraudes anteriores.

Ainda segundo o levantamento, no último ano, 83% das transações foram realizadas via celulares – destas, 1% foi identificada como tentativa de fraude. Já quando consideradas as transações realizadas pelos usuários por meio de computadores, isto é 17% do volume total, as tentativas de fraude tiveram incidência três vezes maior, proporcionalmente, representando 3% delas.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2022, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

Conheça os principais golpes e como se proteger

Compra Confirmada

Liderando o ranking dos golpes mais aplicados em 2022, o golpe da Compra Confirmada é uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens.

Como se prevenir:

As empresas aconselham a só entregar o produto após a confirmação do depósito na conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens. Desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais das empresas, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e verifique sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.

Anúncio falso

Neste tipo de golpe, o fraudador insere o anúncio de um produto nas plataformas de compra e venda, com o objetivo de atrair as vítimas. Na maioria das vezes, o produto é 40% mais barato que o valor de mercado. Imaginando ser uma oferta real, a vítima faz o pagamento e não recebe o produto.

Como se prevenir:

Utilize as modalidades de compra garantida das plataformas, que possibilitam reaver o valor pago em casos como esse. Ao optar por negociar diretamente, só realize o pagamento após receber o produto. Desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado e ao desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie o anúncio, que será verificado pelas plataformas.

Roubo de dados

Os fraudadores estão atentos a oportunidades para roubar dados das pessoas e os utilizarem em golpes futuros. Por isso, nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, que possuem ferramentas para garantir a privacidade dos dados.

Como se prevenir:

Por fim, as empresas aconselham a nunca compartilhar dados pessoais ou senhas e manter as conversas pelos sites das plataformas.