Tal qual o varejo e instituições financeiras, empresas de marketing também estreitam, gradativamente, a relação com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa. Segundo estudo da FIA Business School, 78% das empresas do segmento já implementaram a tecnologia em alguma estratégia. Mesmo com o aumento no uso, por outro lado, 50% citam que não possuem um orçamento para isso.
Em mais um contraponto, 57% dos respondentes também citam o reconhecimento à necessidade deste tipo de ferramenta no âmbito operacional da empresa. Para Patricia Daré Artoni, coordenadora de LabMKT na instituição de ensino, apesar dos obstáculos ainda existentes, a IA generativa têm mudado o panorama do marketing.
“A adoção da IA generativa está transformando o cenário do marketing, mas ainda há um longo caminho a percorrer em termos de preparação e investimento. A escassez de talentos especializados, identificada por 42% das empresas, enfatiza a necessidade de desenvolver competências internas para superar obstáculos de implementação. A capacitação contínua e a integração de práticas éticas são fundamentais para que as empresas do setor possam aproveitar ao máximo essa tecnologia como aliada”, diz
Junto a isso, outra preocupação envolta à IA generativa em marketing está na segurança. A pesquisa mostra que 44% dos executivos da área se preocupam com proteção de dados e violações de privacidade. Isso, não só neste segmento específico, se deve ao escasso arcabouço legal encontrado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A pesquisa “Desvendando o Futuro do Marketing com Inteligência Artificial Generativa” foi concebida entre fevereiro e junho de 2024. Ao todo, mais de 200 profissionais de marketing de diversos segmentos e tamanhos de empresas participaram.