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IA nos negócios: quais são as tendências para 2025?

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Inteligência Artificial (IA) está evoluindo a cada dia e, em 2025, não será diferente. Com um grande impacto na forma como o atendimento ao cliente, as vendas e o marketing são feitos e como são percebidos na ponta, a IA provavelmente se tornará parte de fluxos de trabalho e sistemas como nunca antes, fortalecendo sua posição como um componente da vantagem competitiva das companhias.

IA nos negócios quais são as tendências para 2025
(Imagem: Envato)

De acordo com Dominic Allon, CEO da Pipedrive, as PMEs terão a oportunidade de aproveitar a IA de maneiras que antes só estavam disponíveis para empresas maiores.

“Em 2025, provavelmente veremos uma divisão crescente entre as empresas que adotam a IA com uma abordagem baseada na necessidade e aquelas que investem nela simplesmente para acompanhar a concorrência. Aquelas que continuarem explorando e integrando novas ferramentas de IA em vários departamentos obterão um valor ainda maior, otimizando não apenas os processos de vendas, mas também a eficiência operacional geral. É fundamental que as empresas vejam a IA como uma evolução contínua e não como uma iniciativa pontual, garantindo o sucesso a longo prazo e uma vantagem competitiva em um mercado em constante evolução”, diz o executivo.

Abaixo, leia algumas das previsões da companhia para IA nos negócios em 2025:

Tendências em IA

Agentes de IA redefinindo o CRM

Viktoria Ruubel, CPO da Pipedrive, acredita que os sistemas de IA em agentes, capazes de ações autônomas, redefinirão a funcionalidade do CRM. Esses agentes inteligentes evoluirão de ajudantes de tarefas específicas para colegas de equipe digitais proativos, gerenciando de forma independente fluxos de trabalho como geração de leads, envolvimento do cliente e fechamento de negócios. “As PMEs alcançarão uma eficiência sem precedentes à medida que os agentes de IA lidarem de forma autônoma com tarefas como prospecção, estímulo de leads e orientação das equipes de vendas sobre as melhores ações para fechar negócios. As PMEs podem reduzir os custos operacionais e melhorar os resultados de vendas automatizando até 90% das tarefas manuais de CRM”, diz Viktoria.

Além disso, ela acredita que os agentes de IA evoluirão para oferecer assistência profundamente personalizada e sempre ativa. Esses agentes aprenderão proativamente com usuários individuais e ajustarão suas ações com base em preferências e comportamentos.

A ascensão da IA conversacional e de marca

Sean Evers, vice-presidente de vendas e parcerias da Pipedrive, acredita que em 2025 as empresas investirão cada vez mais no desenvolvimento de sua própria IA conversacional de marca e agentes de IA para interagir com os clientes. “Os agentes de branded IA permitem que as empresas mantenham seu tom, valores e abordagem exclusivos, mesmo em interações automatizadas, fazendo com que essas experiências pareçam mais pessoais e confiáveis. Assim como um site ou aplicativo representa visualmente uma marca, esses agentes de IA irão incorporar a voz e o estilo de uma empresa, criando novas oportunidades de envolvimento do cliente e fidelidade à marca em escala”, acredita Sean Evers.

IA cada vez mais especializada

A IA transformará o jeito como as empresas aplicarão a tecnologia em problemas específicos de cada setor, acredita Agur Jõgi, CTO da Pipedrive. “Em 2025, veremos a IA mudar de aplicativos generalizados e aleatórios para soluções altamente especializadas e específicas do setor, projetadas para lidar com desafios e necessidades particulares. Essa evolução significa que a IA não será mais vista como uma ferramenta única, mas como uma tecnologia versátil que se adapta a requisitos operacionais exclusivos, permitindo que as empresas alcancem resultados mais direcionados e mensuráveis. Além disso, as empresas medirão cada vez mais a tração e outros KPIs relacionados ao uso para avaliar os investimentos no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou casos de uso interno baseados em IA”, diz Agur.

Hiperpersonalização em escala

De acordo com Viktoria Ruubel, CPO da Pipedrive, os CRMs com IA fornecerão experiências hiperpersonalizadas analisando vastos conjuntos de dados e adaptando cada interação às preferências e comportamentos individuais do cliente. “As PMEs verão maior satisfação e fidelidade dos clientes por meio de comunicações personalizadas, recomendações de produtos e estratégias de engajamento”, acredita Viktoria.

A tecnologia de voz como um divisor de águas

A interação de voz com a IA revolucionará a forma como os profissionais de vendas se envolvem com a tecnologia, permitindo uma comunicação mais intuitiva e um acesso mais rápido às informações, de acordo com Sean Evers, vice-presidente de vendas e parcerias da Pipedrive. “Em um futuro próximo, os vendedores usarão comandos de voz para interagir com a IA, solicitando relatórios, previsões e dados de clientes sem a necessidade de solicitar ou inserir informações manualmente. Essa abordagem orientada por voz simplificará a recuperação de dados e aumentará a eficiência nas operações diárias de vendas”, diz Sean Evers.

Personalização regional da IA

Os sistemas de IA se adaptarão às preferências regionais, oferecendo formatos de relatórios, idiomas e nuances culturais localizados, acredita Viktoria Ruubel, CPO da Pipedrive. “As empresas criarão conexões mais fortes com os clientes locais. As PMEs se beneficiarão de ferramentas adaptadas a seus mercados específicos, melhorando a usabilidade e a relevância”, acredita Viktoria.