As vendas na Cyber Monday, data que acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday, registrou uma alta de 24,3% nas vendas do e-commerce em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que apontou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento também indicou que o faturamento das lojas presenciais cresceu 8,2%, enquanto o setor varejista teve alta de 9,4%. A comparação foi feita considerando o dia 27 de novembro deste ano em relação ao ao dia 28 de novembro de 2022.
Uma das apostas da melhora do resultado este ano, é porque em 2022 os jogos da seleção brasileira de futebol masculino na Copa do Mundo do Catar prejudicou o resultado do varejo, dividindo o foco da data.
Para Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, “o comércio presencial foi o mais afetado no ano passado por conta da menor circulação de pessoas e do horário reduzido de expediente. Ainda que de maneira mais branda, o e-commerce também foi prejudicado porque de modo geral a população estava se preparando para assistir ao jogo da seleção contra a Suíça”, afirmou. “Mesmo com desempenho significativo, as vendas na Cyber Monday deste ano foram inferiores às registradas na Black Friday”, acrescentou.
Setores mais buscados
Segundo o ICVA, os maiores destaques na Cyber Monday foram:
– Óticas e Joalherias (+45,8%);
– Livrarias e Papelarias (+40,5%);
– Cosméticos e Higiene Pessoal (+35,0%);
– Vestuário (+29,7%);
– Autopeças e Serviços Automotivos (+29,6%);
Supermercados e Hipermercados foi o único segmento que apresentou retração (-4,6%).
Estados e regiões
Observando apenas as vendas presenciais, as altas foram registradas nas regiões Sudeste (+11,0%), Nordeste (+10,0%), Sul (+4,9%) e Centro-Oeste (+3,9%). Apenas a região Norte não apresentou variação em relação ao ano passado (0,0%).
Entre os estados, a Bahia alcançou o maior crescimento (+16,0%). Seguida por Espírito Santo (+11,4%), São Paulo (+11,3%), Sergipe (+11,3%), Rio de Janeiro (+10,7%), Pernambuco (+10,5%) e Minas Gerais (+10,4%). Entre todos os estados brasileiros, apenas o Pará teve retração no faturamento, com queda de 2,8%