Logo E-Commerce Brasil

ICVA mostra avanço tímido do varejo em novembro; estudo destaca resultado do e-commerce

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou crescimento de 0,5% em novembro. Em termos nominais, no período citado, as vendas no e-commerce cresceram 5,3%, enquanto no varejo presencial a subida foi de 3,9%. Ambos os dados são da comparação com mesmo período em 2022.

ICVA novembro - e-commerce
(Imagem: Freepik)

O resultado positivo, mesmo que tímido, foi o primeiro após sete meses consecutivos de retração. Em termos nominais, espelhando a receita de vendas vista pelo varejista, o crescimento foi de 4,2%.

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o destaque do período ficou pela compra online. “O e-commerce vem ganhando relevância ano após ano e comprar online passou a fazer parte da rotina do brasileiro”, diz.

Até por isso, a partir deste, todos os levantamentos da Cielo sobre o varejo ampliado trarão dados do e-commerce e do varejo físico separados. A ideia é observar cada área e seu impacto a partir de agora.

Macrossetores

As categorias analisadas pelo ICVA que cresceram foram Serviços (1,2%) e de Bens Duráveis e Semiduráveis (1,1%). Dentro delas, os segmentos com desempenho distintos foram turismo e transporte e óticas e joalheiras.

Por outro lado, o macrossetor de Bens Não Duráveis teve queda de 0,1% no faturamento. Produtos de livrarias e papelarias registraram o resultado mais negativo.

Black Friday 2023

O ICVA mostra ainda que o período mais esperado pelos lojistas todo ano, a Black Friday, foi o diferencial para novembro não ser mais um com faturamento negativo. Outro efeito de calendário, como o fato de novembro deste ano ter uma terça-feira a menos e uma quinta-feira a mais que em 2022, também é considerado importante no resultado positivo.

“O mês foi impactado pela Black Friday e vimos o fortalecimento de uma tendência que tem se consolidado: a Black Friday estendida. Ela começa no início de novembro e é chamada de Black November. Agora, a Cyber Monday também vira Cyber Week. Especialmente na sexta-feira (24), quando é a Black Friday, de fato, o faturamento tem crescido ano após ano” pontua.

Regional

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a novembro de 2022 foram: Sudeste (+0,5%), Sul (+0,4%), Centro-Oeste (-0,5%), Nordeste (-0,7%) e Norte (-1,5%).

Pelo ICVA nominal, os resultados de cada região foram: Sudeste (+5,2%), Sul (+3%), Centro Oeste (+2,1%), Norte (+2%) e Nordeste (+1,4%).