Logo E-Commerce Brasil

ICVA: varejo cresceu 0,5% em fevereiro com impulso de supermercados e alimentos especializados

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 4,7% em fevereiro e um crescimento de 0,5% das vendas no varejo, descontada a inflação, comparada com o mesmo mês de 2023. Isso em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista. O destaque foi para o macrossetor de bens não duráveis, com crescimento de 2,5%, alavancado pelos segmentos de supermercados e hipermercados e pelo varejo alimentício especializado.

(Imagem: Freepik)

Por ser um ano bissexto, o mês de fevereiro de 2024 teve um dia a mais de atividade comercial, o que foi benéfico para o comércio do mês em relação a 2023.

Já o faturamento dos outros macrossetores de bens duráveis e semiduráveis e de serviços apresentaram queda. O segmento de vestuário e artigos esportivos puxou o desempenho do macrossetor de Bens Duráveis para baixo, caindo 2,1%. A retração no macrossetor de serviços foi de 1,9% e o setor de estética e cabeleireiros registrou um declínio maior.

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, disse que “os cenários dos meses de fevereiro de 2023 e 2024 são similares. Ambos foram integralmente afetados pelo feriadão de carnaval — diferente de 2022, por exemplo, quando parte do feriado caiu no início de março. No entanto, o dia adicional de portas abertas para o comércio fez diferença para alavancar o desempenho positivo de fevereiro deste ano”.

“O resultado expressivo das vendas no setor de varejo alimentício especializado é um indicativo de que os consumidores anteciparam as compras de ovos de Páscoa e produtos afins. Os supermercados e hipermercados, locais onde a exposição e vendas de chocolates são comuns, também se aproveitaram desse movimento.”, completou.

E-commerce vs. físico

Na relação entre as duas modalidades de compra, em termos nominais (aqueles que refletem a receita observada pelo varejista), o e-commerce cresceu 6,4% em fevereiro. Enquanto as vendas físicas aumentaram 4,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Inflação

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, houve uma alta de 0,78% na inflação para fevereiro. Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem do grupo de educação. Na ponderação do IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses foi de 4,1% em fevereiro.

Regiões (em comparação com 2023)

Segundo o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário:

  • Centro-Oeste (-4,1%);
  • Nordeste (-3,1%);
  • Norte (-3,0%);
  • Sudeste (-2,6%);
  • Sul (-1,4%).

Segundo o ICVA nominal (que não considera o desconto da inflação) e com ajuste de calendário:

  • Sudeste (+2,2%);
  • Sul (+1,8%);
  • Norte (+1,1%);
  • Nordeste (+0,2%);
  • Centro-Oeste (+0,1%).