O estudo da Kantar revelou que a América Latina está vivenciando seu período mais estável de crescimento no setor de bens de consumo massivo desde 2017. Segundo o levantamento “Consumer Insights Q2 2024”, a região completou oito trimestres consecutivos de expansão, com um crescimento acumulado de 2,5% em volume na primeira metade de 2024.
A recuperação econômica, marcada pela redução da inflação e do desemprego, tem permitido aos consumidores recuperarem parte do poder de compra, o que resulta em carrinhos de compras maiores e em mais oportunidades para as marcas.
“A estratégia dos latino-americanos de visitar vários pontos de venda para compor suas compras está se consolidando”, apontou o levantamento. Apesar do aumento de 20% no uso de diferentes canais em comparação com quatro anos atrás, os consumidores estão começando a demonstrar maior fidelidade às lojas que oferecem bom custo-benefício.
O “Consumer Insights Q2 2024” da Kantar acompanha de forma contínua o comportamento dos consumidores latino-americanos no setor de bens não duráveis, como alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza. O estudo incluiu dados de nove países: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
Consolidação do shopper omnicanal
O estudo também destacou a consolidação da omnicanalidade na região, que favorece a maioria dos pontos de venda. E-commerce, lojas de conveniência e lojas de descontos são os formatos que mais cresceram, com aumentos de 44%, 32% e 26%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Por outro lado, o canal tradicional registrou um crescimento mais modesto de 11%, mas ainda assim continua sendo o mais visitado, capturando 32,5% do mercado.
Os formatos que mais crescem hoje são aqueles utilizados para compras maiores e menos frequentes. Por exemplo, enquanto as lojas de bairro registram em média 4,7 unidades por compra, as lojas de descontos chegam a 8,7, e os atacadistas atingem até 18,6 unidades por visita.
Marcela Botana, diretora de desenvolvimento de mercado da Kantar para a América Latina, comenta: “Sabemos que a penetração continua a ser a principal fonte de crescimento para as marcas, mas a consolidação da omnicanalidade também impulsiona o papel da frequência. Se as famílias já visitaram todos os canais e se expuseram às opções disponíveis, isso passa a influenciar a decisão de quantas vezes escolher cada canal e a disponibilidade dos produtos nos pontos de venda”.
Expansão das marcas próprias
Uma tendência crescente na América Latina é a expansão das marcas próprias, especialmente associadas ao aumento das lojas de descontos. Essas marcas têm apresentado crescimento acelerado de dois dígitos a cada trimestre, com destaque para Colômbia, Equador e México. No segundo trimestre de 2024, embora as marcas próprias representassem apenas 6% das unidades vendidas, elas contribuíram com 36% do crescimento em volume.
Além disso, categorias como cuidados pessoais, limpeza doméstica, alimentação e bebidas também têm se destacado, com aumento significativo em volume de vendas.