A Meta IA acabou de chegar no Brasil para acirrar a corrida das empresas pela tecnologia com o melhor desempenho. Baseada no modelo LLM, com mais de 65 mil modelos derivado e crescimento em expansão. Na quinta-feira (07), durante o Meta Festival, em São Paulo, o Diretor de Comunicação para IA da Meta, Jon Carvill, apresentou as features da nova ferramenta e anunciou quais serão os próximos passos da big tech no país.
A proposta é ajudar as pessoas a superarem bloqueios criativos, como um assistente. “Não é só no WhatsApp, o objetivo é lançar em todos os produtos da Meta”, completa o executivo. A facilidade de estar na palma da mão em todos os ambientes comuns ao usuário é o grande diferencial da interação com a IA da empresa. “Queremos estar onde você está, não é para você vir até nós”, afirma Carvill.
O que vem por aí?
Uma das funcionalidades existentes é trazer as sugestões para as conversas em grupo. No entanto, além das mensagens, a Meta IA também tem voz com variadas opções. Ainda não há vozes falando português, a big tech prevê o lançamento da opção apenas para o ano que vem. Para Carvill, “é como se você estivesse falando com um amigo, não com um robô”.
Outra novidade para 2025 é a edição de imagens com inteligência artificial dentro das plataformas da empresa. Elas virão com uma marca d’água para identificar que o conteúdo foi gerado por IA. Com isso, os usuários poderão criar moodboards, storyboards, assim como o comando “imagine yourself”, em que é possível construir uma imagem sua baseada em fotografia com o prompt inserido.
Dicas de bons prompts
O que fazer?
- Inclua detalhes: use prompts descritivos de até 150 palavras;
- Expresse identidade e personalidade: o humor, a nostalgia e as expressões faciais criam imagens mais envolventes;
- Peça o que você deseja, por exemplo: "me imagine com um cabelo castanho de corte angular e óculos";
- Considere cor, iluminação e textura: diga o que você tem em mente;
- Crie a cena: adicione ações específicas para incentivar poses de corpo inteiro.
O que não fazer?
- Não use estímulos negativos ("sem chapéu");
- Não especifique o gênero ou a idade;
- Não especifique pôster, camisetas ou qualquer outro item que possa desencadear resultados diferentes.
Studio IA: o que poderemos criar?
Com funcionalidades ainda em testes na América Latina, como o personagem humanizado criado no Studio IA, um chatbot baseado nos interesses dos usuários. As novas funcionalidades também estão previstas no Brasil apenas em 2025. Com elas, será possível escolher um modelo de personagem, personalizar e adicionar ao seu perfil do Instagram nos stories, por exemplo.
“Estará disponível para todos”, anuncia o executivo. Inclusive, para os criadores de conteúdo, que poderão selecionar tópicos (música, moda, filmes, negócios) para receber auxílio desses chatbots personalizados para conversar com uma versão da realista da pessoa baseada em IA.
Prepare-se para o futuro
O executivo também falou que a Meta está trabalhando em tradução por voz no Instagram para conseguir alcançar novas audiências no mundo. A previsão de lançamento dessa funcionalidade é apenas para os próximos anos.
Como o Movie Gen, modelo de imagem, vídeo e voz para criar um filme de 16 segundos dentro do Studio IA, a ferramenta irá utilizar o prompt em conjunto com o material de imagem e vídeo enviado pelos usuários.