Na última quarta-feira (12), o relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2024 trouxe as marcas mais valiosas do mundo atualmente. Lançado em 2006, o valor de marca é calculado pela combinação de força financeira e percepção do consumidor. No relatório Top 100, o valor foi 474% ampliado, e o mínimo para fazer parte do ranking aumentou 354%, de US$ 4 bilhões para US$ 19 bilhões.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple se mantém em primeiro lugar, acompanhada por outras gigantes como Google, Microsoft e Amazon. Em 2024, as marcas de tecnologia e as redes sociais se destacaram, registrando um forte crescimento de valor, como o Instagram, Facebook, Google Cloud e Uber – além da NVIDIA, com crescimento exponencial de 178% de valor ano a ano.
Em 2024, a classificação Kantar BrandZ destacou a resiliência das principais marcas diante da instabilidade econômica, chegando ao valor de marca de US$ 8,3 trilhões, um crescimento de 20%, perto do pico de US$ 8,7 trilhões em 2022.
Marketplaces em ascensão
As plataformas de comércio eletrônico também despontaram no ranking da Kantar em 2024. Além da Amazon, em destaque no Top 10 na quarta posição, a chinesa Alibaba caiu 14 posições e agora está no 28º lugar, seguida pelo Mercado Livre, que cresceu 41% em um ano, pulando da 72ª para a 57ª posição.
De maneira tímida, o Pinduoduo, outro gigante do e-commerce chinês, voltou ao Top 100 com um rápido crescimento de 61% em um ano e conquistou o 94º lugar. Vale lembrar que o grupo é responsável pela Temu, marketplace que tem ganhado popularidade nos EUA, México e demais países, superando as vendas da Shein – e deverá chegar ao Brasil ainda este ano. A Shein, que ano passado estava em 70º no ranking, não apareceu na lista de 2024.
A força da IA
As marcas que adotaram a Inteligência Artificial em seus processos também garantiram destaque no ranking, como o McDonald’s, mantendo sua posição entre as cinco primeiras, que incluiu a ferramenta em seus menus dinâmicos e previsão de pedidos.
Ao saltar 18 posições, indo para a 6ª colocação no ranking de 2024, a NVIDIA também foi outro destaque. O Facebook voltou ao Top 10 após uma ausência de um ano, enquanto a Oracle fez sua estreia no Top 10.
A retomada do crescimento do Instagram, Facebook e Uber, destaca como as inovações tecnológicas podem acelerar o crescimento, ao impulsionar o envolvimento do consumidor.
Este ano, as marcas que investiram em IA obtiveram ganhos notáveis ao colherem os benefícios de uma melhor experiência do cliente. Mas o marketing eficaz assume muitas formas, seja através de excelente conteúdo, seja por meio de inovações, estratégia de mídia eficaz, preços inteligentes e muito mais.
Milton Souza, CEO da Kantar Insights Brasil