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Como live commerce pode potencializar vendas no comércio eletrônico

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

“Você tem um ring light na sua casa?”, provoca Alvino Amaro, gerente de e-commerce da Tray, no The Future of E-Commerce — Enterprise, nesta terça-feira (24). Segundo ele, o acessório ainda não é obrigatório, mas é algo a se pensar, pois será cada vez mais usado nesta era de live commerce. “Em algum momento, todo mundo vai ter que usar, pois o live commerce vai andar lado a lado com o comércio eletrônico”, enfatiza.

Live commerce são transmissões ao vivo onde são mostrados produtos disponíveis para compra, seja nas redes sociais ou plataformas próprias. O conceito nasceu na China, mas já está espalhado por todo o mundo. De acordo com o executivo, o live commerce pode agregar muito a qualquer tipo de negócio online, mas é necessário ter alguns cuidados.

O live commerce dá trabalho: “Precisa ter boa plataforma de streaming, boa conexão de internet, cenário, apresentadores. É importante ter frequência de transmissão para gerar engajamento e disponibilizar tempo para fazer ao vivo”, diz.

“De preferência, faça transmissões ao vivo, onde é possível mostrar os produtos, ensinar como usá-los, fazer unboxing (acompanhar a abertura do pacote), compartilhar dicas e detalhes e tirar dúvidas”, completa Amaro.

O live commerce pode trazer mais interatividade direta, aumento de vendas ou captação de leads e aumenta a popularidade do negócio, mas é necessário “customizar a transmissão a um público direcionado para ser mais assertivo na comunicação”, aconselha o executivo.

Dicas para não fazer feito

  • Invista em tecnologia e equipamentos de qualidade (câmera de microfone)
  • Cenário
  • Roteiro
  • Planejamento estratégico
  • Escolha nicho e produto
  • Precificação
  • Apelo para compra: “50 últimas unidades, só até o fim da live, 30 minutos etc”, explica.
  • Promoções
  • Entregue o combinado
  • Busque por qualidade não quantidade
  • Contrate pessoas: “apresentar é o segredo”, aconselha Amaro.

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil

https://pt.slideshare.net/ecommercebrasil/the-future-of-ecommerce-enterprise-live-commerce-uma-poderosa-opo-de-venda-para-o-ecommerce