“Você tem um ring light na sua casa?”, provoca Alvino Amaro, gerente de e-commerce da Tray, no The Future of E-Commerce — Enterprise, nesta terça-feira (24). Segundo ele, o acessório ainda não é obrigatório, mas é algo a se pensar, pois será cada vez mais usado nesta era de live commerce. “Em algum momento, todo mundo vai ter que usar, pois o live commerce vai andar lado a lado com o comércio eletrônico”, enfatiza.
Live commerce são transmissões ao vivo onde são mostrados produtos disponíveis para compra, seja nas redes sociais ou plataformas próprias. O conceito nasceu na China, mas já está espalhado por todo o mundo. De acordo com o executivo, o live commerce pode agregar muito a qualquer tipo de negócio online, mas é necessário ter alguns cuidados.
O live commerce dá trabalho: “Precisa ter boa plataforma de streaming, boa conexão de internet, cenário, apresentadores. É importante ter frequência de transmissão para gerar engajamento e disponibilizar tempo para fazer ao vivo”, diz.
“De preferência, faça transmissões ao vivo, onde é possível mostrar os produtos, ensinar como usá-los, fazer unboxing (acompanhar a abertura do pacote), compartilhar dicas e detalhes e tirar dúvidas”, completa Amaro.
O live commerce pode trazer mais interatividade direta, aumento de vendas ou captação de leads e aumenta a popularidade do negócio, mas é necessário “customizar a transmissão a um público direcionado para ser mais assertivo na comunicação”, aconselha o executivo.
Dicas para não fazer feito
- Invista em tecnologia e equipamentos de qualidade (câmera de microfone)
- Cenário
- Roteiro
- Planejamento estratégico
- Escolha nicho e produto
- Precificação
- Apelo para compra: “50 últimas unidades, só até o fim da live, 30 minutos etc”, explica.
- Promoções
- Entregue o combinado
- Busque por qualidade não quantidade
- Contrate pessoas: “apresentar é o segredo”, aconselha Amaro.
Leia também: Digitalização é o centro das estratégias omnichannel, defende CMO da JET
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil
https://pt.slideshare.net/ecommercebrasil/the-future-of-ecommerce-enterprise-live-commerce-uma-poderosa-opo-de-venda-para-o-ecommerce