2022 vai entrar para o calendário como o ano da retomada definitiva em diversos setores, entre eles o de eventos. Em mais de dois anos de lives e presença digital, as pessoas estavam ansiosas para se verem novamente, tirarem as máscaras e, além de aprender, realizarem o networking presencial.
A esta altura, é possível ver que muitas empresas voltam a se articular para receber congressistas, estandes e palestrantes. Com a flexibilização das medidas de segurança necessárias durante a pandemia, o convívio em ambientes fechados volta a ser uma opção.
Foi pensando nisso que, em parceria com o E-Commerce Brasil, a Magalu realizou uma pesquisa sobre o comportamento dos eventos para 2022, prevendo as necessidades e vontades das empresas e de quem gostaria de estar presencialmente.
66% dos respondentes da pesquisa afirmaram que gostariam de participar de eventos presenciais em 2022 e 34% preferem continuar nos eventos online.
Motivação
Segundo os respondentes da pesquisa, a maior motivação para participar de um evento, seja ele online ou presencial, é a presença de novidades do mercado (46% das respostas).
Para 27%, são os conteúdos instrutivos, 16% responderam que garantem presença quando o evento apresenta palestras renomadas e 9% quando são em formato de workshops.
Temas
Quando questionados sobre eventos com soluções e serviços voltados para o e-commerce, 41% dos respondentes acreditam que se beneficiariam mais daqueles voltados para Ads e Performance.
Entre os assuntos com mais preferência, destaca-se também o pós-venda e atendimento, com 36% das respostas.
9% gostaria de acompanhar soluções e serviços sobre logística e 7% sobre pagamentos.
Com relação aos temas para acompanhar durante o evento, 26% responderam que o tema que mais os atrai é tendências do varejo e 24% marketing.
Em seguida, os participantes se atraem também por tecnologia (14%) e cases de sucesso (11%).
Outros temas:
- 7% atendimento ao cliente
- 6% conteúdo de produto (imagem, título e descrição)
- 4% redes sociais
- 2% finanças
Divulgação
61% dos participantes afirmaram que a principal forma de receberem informações e tomarem conhecimento dos eventos no ramo ainda é por intermédio de e-mails, enquanto 35% se atualizam pelas redes sociais.
As demais formas de divulgação respondidas não alcançaram porcentagens significativas.
Recorrência
Já com relação à frequência que os respondentes frequentam eventos, 28% afirmaram que é mais de 4 por ano, 7% vão a 4 eventos por ano, 18% vão a 3, 22% vão a 2 e 24% vão a apenas 1.
O principal estado mencionado pelos participantes para a presença em eventos é São Paulo (73%) das respostas.
Leia também: Tentativas de fraudes no e-commerce no 1º trimestre aumentou 23,6% de 2021 para 2022.