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Frete sem Neura: o que rolou no maior evento online do Brasil sobre frete para e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Entre os dias 22 e 23 de setembro, o Melhor Envio, plataforma de cotação e contratação de frete para e-commerce, realizou a primeira edição do Frete sem Neura, evento 100% online e gratuito. Os encontros reuniram grandes especialistas em vendas pela internet para dar dicas práticas que visam ajudar lojistas de todos os tamanhos a vender mais.

O evento foi um sucesso! Foram mais de 30.000 inscritos e uma média de 1000 espectadores por dia. Dentre os convidados estavam nomes como Alexandre Nogueira, Babi Tonhela e Alex Moro, que deram tanto dicas relacionadas a vendas online quanto a frete para e-commerce.

Confira a seguir mais detalhes sobre os pontos altos do evento e descubra como ter acesso exclusivo à íntegra das palestras!

Frete sem Neura – dia 1: transporte aéreo, frete para e-commerce nos marketplaces e unboxing

Embora seja um evento cujo foco é o frete para e-commerce, o Frete sem Neura abriu espaço para assuntos relacionados ao universo das vendas online. O resultado foi um mix de temas que ajudou os espectadores a ficarem mais preparados para atuar em diversas frentes do comércio eletrônico.

Na abertura do primeiro dia do Frete sem Neura, Izabel Reis, diretora de cargas na Azul Cargo Express, explorou o tema: Tendências do transporte aéreo para o e-commerce.

Izabel explicou os desafios que o transporte aéreo de cargas enfrenta e como lidar com eles pode baratear o custo da entrega. Dentre essas questões está o tempo gasto na troca de aeronaves, procedimento necessário para trechos muito longos. O tamanho continental do Brasil também é um dificultador, especialmente quando falamos sobre entregas via modal aéreo em cidades menores e mais afastadas.

Vencer esses desafios envolve a melhoria da infraestrutura do país, aumento da oferta de voos, abertura de novos balcões de transportadoras aéreas em cidades menores e barateamento do custo do frete para o lojista. Conforme lembra Izabel: “O cliente está sempre olhando preço, prazo e pensando no custo-benefício”.

Na segunda palestra do dia 22, Alexandre Nogueira, CEO e Fundador da Universidade Marketplaces, trouxe o tema: Venda mais entendendo a logística dos marketplaces.

Alexandre lembrou aos participantes sobre a importância de traçar estratégias para vender em marketplaces, inclusive o frete para e-commerce. Por se tratarem de canais grandes, de muita movimentação e alta concorrência, os lojistas que atuam em shoppings virtuais precisam estudar e aplicar ações que destaquem seus produtos.

“Entender qual é o seu perfil de produto é o passo inicial para descobrir qual o melhor canal [marketplace] de vendas e qual vai ser mais vantajoso do ponto de vista do frete”, explica Alexandre.

A importância da experiência unboxing

Para encerrar o primeiro dia do Frete sem Neura, Babi Tonhela, gerente de produtos do Ecommerce na Prática, preparou uma palestra cheia de referências e cases para explicar o tema: Experiência Unboxing.

Babi lembrou aos presentes que uma estratégia de unboxing experience bem executada diminui o custo de aquisição de clientes, pois os próprios consumidores se tornam propagadores da marca para outras pessoas.

Unboxing experience (experiência unboxing) é um conjunto de ações que o lojista pode fazer para tornar o recebimento da encomenda e sua abertura pelo cliente um momento agradável, excitante e feliz. Embalagens personalizadas, bilhetes escritos à mão, papéis especiais, adesivos, brindes e muitas outras coisas podem ser usadas nessa estratégia.

Babi Tonhela ressaltou que a compra online pode ser um momento frio, pois o cliente está adquirindo um produto com base apenas em fotos e vídeos. Nesse sentido, proporcionar uma experiência unboxing impactante pode potencializar ainda mais o quanto o consumidor vai gostar do produto e, consequentemente, voltar a fazer negócio com sua loja virtual.

“O cliente não compra o produto, ele compra um número de rastreio. Porque o consumo do produto dele vai acontecer só quando ele de fato for entregue”, explicou Babi ao falar que o consumidor só sente que realmente adquiriu um produto quando finalmente o tem em mãos.

Frete sem Neura – dia 2: transporte rodoviário, algoritmos e frete para e-commerce

O segundo dia do Frete sem Neura começou com Bruno Tortorello, CEO da transportadora Jadlog, falando sobre a Revolução no transporte a serviço do e-commerce.

Em sua palestra, Bruno explicou como a Jadlog, uma das maiores empresas de frete para e-commerce do país, está constantemente se adaptando para atender a crescente demanda do e-commerce brsileiro. Explicou ainda a importância do rastreamento de encomendas e de empresas de transporte prestarem atenção nisso e oferecerem boas experiências aos clientes.

Na sequência, foi a vez de Alex Moro, especialista em marketplaces no Efeito Empreendedor, explicar como funciona o Algoritmo dos marketplaces.

Ao longo da palestra ele deu uma série de dicas importantes para ajudar lojistas que vendem em marketplaces a aparecerem na primeira página dos resultados de buscas das plataformas.

“O algoritmo mapeia tudo o que você faz no marketplace”, alertou Alex, ao explicar que o empreendedor deve usar constantemente a plataforma de marketplace, testar as ferramentas que a mesma oferece e ajustar (ou até mesmo pausar) anúncios que não estejam trazendo retorno.

Como baratear o frete para e-commerce

Nada melhor para encerrar um evento chamado Frete sem Neura do que uma palestra sobre dicas práticas para baratear o frete para e-commerce. E foi isso que Rafael Souza, sócio/fundador da Universidade Ecommerce, fez!

O profissional palestrou sobre o tema 7 ações para o frete não ser inimigo da sua loja. Para cada ação, ele deu várias dicas de implementação rápida que podem ajudar lojistas de pequenas, médias e grandes lojas virtuais a tornarem o frete para e-commerce mais competitivo.

Antes de começar a falar sobre as ações, Rafael deu uma primeira dica de ouro: “Entenda se o público compra seus produtos mais por impulso ou por necessidade. Isso é importante porque determina, inclusive, quão disposto o cliente está a pagar pelo frete”.

Dentre as ações propostas pelo especialista estão: otimização do cadastro dos produtos, mudança da percepção de valor do frete, importância da variedade de transportadoras e a possível oferta de frete grátis.

Repercussão do evento e como assistir as palestras gratuitamente

Mesmo acontecendo em uma quarta-feira e uma quinta-feira à tarde, o Frete sem Neura reuniu uma média de 1000 lojistas por dia, além de mais de 5.000 comentários no chat ao vivo e 200 menções nos stories!

Após o encerramento do evento, os comentários dos lojistas sobre os conteúdos apresentados comprovaram a importância da troca de conhecimento proporcionada pelos encontros:

“Ficamos muito felizes pela repercussão do Frete sem Neura. A maneira como os lojistas abraçaram o evento e aproveitaram cada segundo foi muito bacana de acompanhar. Além, é claro, do conteúdo valioso compartilhado por nossos parceiros palestrantes”, salienta Stela Torres, gerente de Marketing e Business Development do Melhor Envio e uma das apresentadoras do evento.

Perdeu o Frete sem Neura? Não se preocupe! Todas as palestras ficaram gravadas e serão disponibilizadas gratuitamente. Para receber o conteúdo das conversas e assistir quando quiser, basta acessar o link de inscrição do evento e solicitar seu acesso. Se você trabalha com frete para e-commerce ou pretende abrir uma loja virtual, esse com certeza é um conteúdo que vale a pena conferir!

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