Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre, Amazon e Magalu integram lista de marcas mais preparadas para o futuro

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Nubank, ao lado de Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú, foi apontado como uma das cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, conforme revela o estudo Future-Proof Score 2024 da Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand. A fintech lidera o ranking com um score de 792, destacado pela expansão internacional e uma experiência consistente e inovadora aos clientes.

Mão de pessoa branca segurando smartphone com app do Mercado Livre aberto
(Imagem: Reprodução)

A análise, que mapeou 889 marcas, avaliou aspectos como relevância digital, sustentabilidade e conexão emocional com o consumidor. Segundo André Matias, CEO da Timelens, essas marcas se destacam por aliar uma visão clara de futuro com experiências engajadoras: “Conseguimos fornecer um panorama sobre as companhias preparadas para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução.”

O setor de bens de consumo dominou o ranking com 10 marcas, seguido pelo varejo e serviços, com Natura, O Boticário e grandes nomes da tecnologia, como Apple, Microsoft e Google, entre os destaques. O estudo também analisou mais de 22 bilhões de buscas no Google Brasil, 285 milhões de menções em redes sociais e quase 39 milhões de menções em notícias.

Marcas com maior crescimento

Algumas empresas aumentaram significativamente seu compromisso com o futuro desde o último levantamento em 2021, com Itaú (+12%), Apple (+8%) e Mercado Livre (+7%) liderando em crescimento.

Novos entrantes no ranking

O ranking de 2024 traz novos nomes, refletindo uma variedade de setores. Banco do Brasil e Petrobras, tradicionais no Brasil, mantêm relevância ao fortalecer pilares essenciais. Já Hering, O Boticário e Porto Seguro se reinventam ao focar na experiência do cliente. A lista inclui também Shopee e SHEIN, recém-chegadas ao mercado brasileiro, mas com destaque com estratégias voltadas para a experiência de consumo.

O estudo foi apresentado durante um evento que discutiu como as marcas à prova de futuro estão lidando com os desafios econômicos do país, realizado em parceria com a Tendências Consultoria. A íntegra do ranking com as 30 marcas mais preparadas para o futuro pode ser conferida abaixo:

(Imagem: Timelens/Divulgação)