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Mercado Livre projeta Black Friday movimentada e com expectativa por descontos

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Para o Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos usuários pretendem comprar durante a Black Friday 2024, indicando ritmo mais intenso que no ano passado por cinco pontos percentuais. Além disso, a expectativa por descontos acima de 60% atinge 42% dos consumidores.

Outros dados da apresentação oficial das empresas confirmaram investimento 50% maior do Mercado Livre no marketing da Black Friday deste ano ante 2023. Além disso, serão R$ 40 milhões em cupons de desconto e uma tentativa de aproximação com a geração Z por meio de uma parceria com Maisa.

Mercado Livre
(Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

As preferências dos consumidores, em termos de categorias, são:

  • Eletrodomésticos
  • Casa & Decoração
  • Eletrônicos
  • Celulares e acessórios de telefonia
  • Moda
  • Acessórios para veículos
  • Supermercado
  • Beleza e cuidados pessoais (subiu duas posições)
  • Esportes e fitness
  • Ferramentas e bricolagem

Destas, os dados do Mercado Livre mostram alguns destaques específicos para algumas verticais, além de itens que devem despontar positivamente dentro da categoria. Veja:

Moda

  • Calçados
  • Moda casual
  • Moda infantil
  • Moda Fitness
  • Moda Praia

Pretensão de compra de 84% das pessoas

Beleza

  • Perfumes
  • Cabelos
  • Cuidados com a pele
  • Maquiagem
  • Higiene pessoal

Pretensão de compra de 75% das pessoas

Supermercado

  • Mercearia (itens básicos)
  • Alimentos saudáveis
  • Limpeza e Higiene
  • Alimentos
  • Bebidas alcoólicas

Pretensão de compra de 58% das pessoas

Pagamentos e comportamento

De acordo com dados do Mercado Pago, a tendência para a data neste ano é também de um ticket médio mais alto. O avanço acontece, principalmente em compras com valores maiores:

  • Entre R$ 100 e R$ 500: sai de 33% para 23% (redução de 10 pontos percentuais);
  • Entre R$ 500 e R$ 1 mil: sai de 24% para 25% (aumento de 1 ponto percentual);
  • Entre R$ 1 mil e R$ 2 mil: sai de 20% para 27% (aumento de 7 pontos percentuais);
  • Acima de R$ 2 mil: sai de 23% para 25% (aumento de 2 pontos percentuais).

*comparações com índices de 2023

Sobre o método de pagamento, diferente do que é visto em outras pesquisas relacionando consumo no e-commerce, o Pix ainda não deve ultrapassar o cartão de crédito. Para a data, mais da metade das pessoas pretendem pagar com a primeira modalidade citada.

Confira a lista completa:

  • Cartão de crédito - 54%
  • Pix - 19%
  • Linha de crédito - 16%
  • Cartão de débito ou saldo em conta - 10%
  • Boleto - 1%

No planejamento financeiro, a preferência dos usuários é pelo curto prazo, parcelando em até 3 vezes (32%) e 6 vezes (37%). Além disso, mais dados nesta categoria mostram que 53% preferem cashback caindo na hora.

Para a pesquisa sobre a previsão de comportamento para a Black Friday 2024, 27 mil pessoas da base de Mercado Livre e Mercado Pago responderam. A amostra foi retirada entre 1 e 15 de outubro.