As vendas no universo digital estão se tornando cada vez mais competitivas, pois, à medida que as vendas online crescem, novos negócios entram no mercado.
Para se ter uma ideia, no final de 2023, havia 1,9 milhão de sites de comércio eletrônico no Brasil, um aumento de 16,5% em relação a 2022, segundo levantamento anual da BigDataCorp.
Nesse ambiente cheio de oportunidades, mas altamente competitivo, como se diferenciar, gerar conexão com o público e fidelizar clientes?
Investimentos que garantem uma boa experiência de compra e oferecem benefícios exclusivos são uma excelente aposta. Nesse sentido, estratégias como cashback e giftback têm se destacado entre os consumidores.
Você conhece e utiliza esses recursos no seu negócio? Leia o artigo até o final e saiba tudo sobre eles para começar a implementá-los!
Cashback e giftback: qual a diferença?
O cashback é um benefício que garante um percentual do valor da compra de volta para o consumidor. Normalmente, o valor fica disponível na carteira digital do programa de benefício, mas pode ser transferido para a conta bancária de preferência do usuário.
Ou seja, o cliente faz uma compra e recebe parte do valor de volta. O percentual varia de acordo com as regras do programa de benefícios. Esse, por sua vez, costuma ser viabilizado por uma plataforma externa ao e-commerce. Existem diversos players no mercado que atuam como carteiras digitais que possibilitam o cashback.
Já o giftback é uma estratégia promocional que garante um percentual das compras como crédito para pedidos futuros, em formato de cupom de desconto. Funciona, portanto, como um cashback white label, no qual o valor só pode ser utilizado dentro do próprio site e em um período pré-determinado.
Como funcionam para os lojistas?
Para fazer parte de um programa de cashback e oferecer benefícios para os seus clientes, o e-commerce precisa se cadastrar em aplicativos de wallets ou contas digitais.
A partir da filiação, além de oferecer o benefício do “dinheiro de volta” para o cliente, o lojista passa a ter espaços publicitários dentro do app em questão, possibilitando que novos públicos encontrem o seu negócio.
Já no caso do giftback, é contratado um serviço que funciona por meio de um plug-in no próprio site. Em alguns casos, um cupom é gerado e enviado para o usuário com informações de validade e valor do desconto. Outra possibilidade é que o valor fique disponível na conta do cliente dentro do e-commerce, com a possibilidade de o saldo ser utilizado em pedidos futuros.
Seja para oferecer o cashback ou o giftback, é preciso ter uma atenção especial com a precificação dos produtos, garantindo que esses descontos e benefícios não impactem negativamente a margem de lucro.
Vantagens de investir em cashback e giftback
Aumento das vendas
O benefício mais claro de ambas as estratégias é o aumento de vendas.
Enquanto o cashback contribui para que novos clientes encontrem o empreendimento e façam suas compras incentivados pelo “dinheiro de volta”, o giftback aumenta as vendas dos usuários que já conhecem o site.
De acordo com a CRM&Bonus, 20% dos clientes que ganham giftback gastam cerca de cinco vezes mais o valor recebido em sua próxima compra.
No caso do giftback, ainda há a possibilidade de incrementar as vendas para além de sazonalidades como Natal e Black Friday. Se o cliente faz uma compra nessas datas, por exemplo, e recebe um giftback para utilizar em um prazo de 30 dias, a tendência é de que as vendas de janeiro subam, melhorando a performance nessa que costuma ser uma época de baixa no e-commerce.
Aumento da taxa de recompra
Relacionado ao benefício anterior, ambas as estratégias contribuem para que os consumidores voltem a comprar no site. Isso otimiza investimentos na captação de novos clientes e aumenta a rentabilidade do negócio de uma maneira mais orgânica.
Fidelização de clientes
No caso da estratégia de giftback, a disponibilização de cupons de desconto para serem utilizados em um período de tempo determinado incentiva que os clientes voltem ao site, aumentando a recompra, mas essa também é uma maneira de fidelizar os clientes.
Como o consumidor ganha um cupom sempre que faz uma compra, a tendência é de que ele volte à loja virtual de forma recorrente para utilizar esse benefício.
Atração de novos clientes
Já no caso do cashback, o fato de ter visibilidade no catálogo das wallets, bem como espaços publicitários diferenciados, contribui para que novos públicos encontrem o empreendimento, funcionando como uma forma de atrair novos clientes.
Diferenciação da concorrência
Ambas as estratégias contribuem para que o empreendimento se diferencie do que os concorrentes estão fazendo, agregando valor e uma experiência de compra mais completa para os consumidores.
Acesso a dados de consumo
Em uma era na qual informações são tão valiosas, um benefício interessante dessas estratégias é a coleta de dados.
No caso do giftback, o cliente faz um cadastro e preenche no próprio site algumas informações pessoais. Esses dados podem ser utilizados para acompanhar hábitos de compra e transformar essas informações em insights para a operação. Além disso, os dados podem ser usados para criar uma aproximação com os clientes – por exemplo, com envio de condições especiais no mês de aniversário da pessoa.
Já no caso do cashback, mesmo que o cadastro seja feito em uma plataforma externa, o lojista também tem acesso a uma extensa base de dados, e essas informações também podem ser transformadas em insights para a operação.
Você já conhecia as estratégias de cashback e giftback? Essa é uma tendência em alta no Brasil e que deve ganhar cada vez mais espaço no gosto dos consumidores. Tenha atenção a essas novidades e destaque-se da concorrência!