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Mesmo com economia desacelerada, China continua na mira da Zara para expansão online, diz CEO

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O CEO da Inditex, Oscar Garcia Maceiras, afirmou que a China continua sendo uma oportunidade importante para a empresa, apesar do crescimento econômico mais lento do país. Conforme a Agência Reuters, a declaração foi feita em uma entrevista ao Nikkei Asia durante o Global Management Dialogue, evento organizado pelo jornal japonês e pela escola de negócios suíça IMD.

(Imagem: Zara/Divulgação)

Garcia Maceiras destacou que a Inditex, dona da marca Zara, planeja expandir sua presença digital no mercado chinês. “Nossa abordagem é desenvolver um negócio que atenda às necessidades dos clientes, em vez de focar apenas no ambiente macroeconômico. Estamos pensando em expandir nossa plataforma on-line [na China]”, disse o CEO.

Em resposta ao surgimento de novas plataformas de fast-fashion no país, como SHEIN e Temu, Garcia Maceiras demonstrou confiança no modelo da Inditex. “A indústria da moda é muito fragmentada. Independentemente dos concorrentes, se o modelo de negócios corresponder ao mercado, podemos sobreviver competitivamente.”

Ele também destacou a importância de entender com precisão as demandas dos clientes, enfatizando que a Inditex prioriza o conhecimento do consumidor sobre velocidade de produção, especialmente em meio a uma crescente conscientização ambiental. A empresa minimiza estoques não vendidos ao estabelecer suas bases de produção próximas à sede, na Espanha, além de contar com fornecedores em países vizinhos, como Portugal, Marrocos e Turquia, o que permite flexibilidade para ajustar o estoque conforme a demanda.

Na área de sustentabilidade, Garcia Maceiras explicou que a Inditex investe há duas décadas em iniciativas ambientais e possui um modelo circular de reutilização e reciclagem de resíduos têxteis. A empresa planeja ainda investir 1,8 bilhão de euros até 2026 para aprimorar sua logística e melhorar a experiência do cliente.

O executivo reafirmou o compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor: “Nossa filosofia é alcançar a democratização da moda, incluindo qualidade, criatividade, design, sustentabilidade e preços razoáveis.”