Logo E-Commerce Brasil

Microsoft anuncia investimento de R$ 14,7 bilhões no Brasil para expandir nuvem e IA

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Microsoft anunciou hoje um investimento recorde de R$ 14,7 bilhões no Brasil, destinado à expansão de infraestrutura de nuvem e inteligência artificial (IA) ao longo dos próximos três anos. O objetivo é impulsionar o ecossistema de IA no país, favorecendo a inovação e aumentando a competitividade brasileira. Como parte do projeto, a Microsoft lançará o programa ConectAI, que oferecerá treinamento em habilidades de IA para 5 milhões de brasileiros.

(Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters)

O anúncio foi feito por Satya Nadella, CEO da Microsoft, durante sua palestra no evento Microsoft AI Tour, em São Paulo. O investimento inclui a ampliação da infraestrutura de datacenters no estado de São Paulo, alinhada com as metas de eficiência do setor público, resiliência nacional e sustentabilidade. Nadella afirmou que a empresa está comprometida com a transformação da IA no Brasil e com o acesso generalizado à tecnologia e às habilidades essenciais para o desenvolvimento do país.

O ConectAI irá capacitar a força de trabalho brasileira, garantindo que mais pessoas tenham fluência em IA. A Microsoft está colaborando com 26 organizações, incluindo o SENAI e o Ministério do Trabalho e Emprego, para expandir o acesso à formação em IA. Além disso, o programa oferecerá conteúdo educativo gratuito para o público por meio de uma plataforma online com mais de 130 trilhas de aprendizagem, cobrindo tópicos desde alfabetização digital até engenharia de prompt e o uso de IA na nuvem.

“O anúncio de hoje demonstra o compromisso da Microsoft em apoiar o crescimento econômico e inclusivo no Brasil. Estamos empoderando indivíduos, empresas e a sociedade para aumentar a inovação e democratizar o uso da IA por meio do desenvolvimento de habilidades, compartilhamento de conhecimento e acesso à tecnologia de ponta e infraestrutura digital, ao mesmo tempo em que cumprimos nossas metas de sustentabilidade”, diz Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.