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Mulheres lideram compras online em 2024 no Brasil, revela ABComm

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que o e-commerce no Brasil cresceu 10,5% em 2024 em comparação a 2023, com um faturamento de 204,3 bilhões.

Dentro deste cenário, a população feminina do país desempenhou um papel crucial no percentual de vendas, com quase 60% do que foi comprado online no último ano.

Dados da ABComm mostra que mulheres são as que mais compram online no Brasil.

Para Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm, há uma relação direta entre a participação feminina no e-commerce e o aumento de ofertas de produtos de moda e beleza no ambiente digital. Segundo ele, “há uma década, o perfil de consumo online era majoritariamente masculino, com foco em artigos de informática”.

Apesar disso, a categoria de maior destaque no compilado de dados de 2024 é a de eletrodomésticos (19,65%), seguida de perto por telefonia (13,1%).

Perfil de consumo

Aprofundando-se no perfil dos consumidores digitais brasileiros, o levantamento da ABComm mostra que 35% das pessoas que compram online têm entre 35 e 44 anos. Além disso, a classe C corresponde à 54% dos consumidores, o que aponta maior acesso à tecnologia e à inclusão financeira.

Geograficamente (e historicamente também), a região Sudeste segue na liderança das compras feitas online, com 55,8%. Sem surpresas, São Paulo concentra 33,29% dos compradores digitais.

Em 2024, o e-commerce brasileiro registrou 414,9 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 492,40, atingindo 91,3 milhões de compradores

Mobile first

Outra premissa estabelecida pelos dados é a de que cada vez mais os consumidores compram a partir de seus smartphones (55,5%). Para Bandeira, os celulares facilitam as compras por impulso. Por outro lado, há um risco maior em cair em golpes e propagandas enganosas nas redes sociais.

Expectativas para 2025

Para 2025, a ABComm projeta um crescimento de 15% no faturamento, alcançando R$ 234,9 bilhões. Espera-se que o ticket médio atinja R$ 539,28, com um volume de 435,6 milhões de pedidos e 94,05 milhões de compradores.

Entre os fatores para o crescimento à frente está a introdução do Drex, o real digital desenvolvido pelo Banco Central. Mauricio Salvador, presidente da ABComm, entende que a transformação digital é algo irreversível em nossa sociedade. Ele afirma que “o e-commerce segue evoluindo com inovação, novas tecnologias e uma experiência de compra cada vez mais personalizada; o crescimento consistente do setor fortalece o varejo como um todo e amplia as oportunidades para pequenos e grandes negócios”.