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Nike busca 'reacender' bom relacionamento com varejistas

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Desde a última quinta-feira (19) com Elliott Hill na posição de presidente executivo, a Nike já começa a traçar planos e estratégias. Uma delas, diferente do que vinha sendo feito por John Donahoe, é reaproximar-se do varejo. As informações são da Reuters.

De acordo com a reportagem, a mudança na abordagem em relação ao canal de venda passa pelo momento negativo da empresa. A gigante norte-americana tem investido na venda direta, trabalhando o D2C com lojas e e-commerce (aplicativo) da Nike. No início do ano, porém, já existia a busca por um equilíbrio entre os formatos de comercialização.

A forma de trabalho de Hill e os próximos passos da Nike serão conhecidos em novembro, no dia do investidor da empresa. Em nota oficial, Mark Parker, executivo da Nike, citou que a volta do novo presidente contrasta com “necessidades para o futuro e performance dos negócios no passado”.

Cenário

Donahoe, que teve passagem pelo eBay, comandava a Nike desde 2020. O executivo chegou com objetivo de expandir os negócios em e-commerce, além de incrementar os canais diretos da marca. Quatro anos depois, a constatação interna, segundo a reportagem, é que depender menos de revendedores como Foot Locker, Macy’s e até Amazon não funcionou.

Na prática, com o foco voltado aos meios próprios de venda, a Nike se viu perdendo espaço para outras empresas do ramo esportivo.

“Embora não esperemos que a Nike se afaste completamente de sua investida na venda direta ao consumidor, consideramos a nomeação de Elliott Hill como presidente-executivo uma indicação clara de que a Nike está se concentrando novamente na inovação de produtos”, afirma Brian Nagel, analista da Oppenheimer.