O segmento musical conta com espaço importante nas vendas do e-commerce, principalmente das pequenas e médias empresas (PMEs). Do início do ano até este mês, dados da Nuvemshop mostram R$ 14,7 milhões em faturamento com as vendas de produtos musicais. Com destaque para CDs e cordas de violão, a alta ante 2023 ficou em aproximadamente 26%.
Ao todo, entre 1° de janeiro a 17 de novembro, foram de 207 mil produtos enviados. Entre os estados que mais venderam, a lista contou com:
- São Paulo (R$ 8,4 milhões);
- Rio de Janeiro (R$ 3 milhões);
- Distrito Federal (R$ 1,2 milhão).
Entre os meios de pagamento, a disputa maior se mantém entre Pix (41%) e cartão de crédito (43%).
Procura dos mais jovens
De acordo com Jonathan Castro, fundador da Fanatik, que é especializada em discos de vinil, CDs e fitas cassetes, a primeira categoria representa 60% das vendas. Além disso, entre os tipos de clientes, a geração Z têm se atraído mais por itens do tipo.
“Empreendedores que vendem produtos musicais têm o benefício de atender a um nicho com alto valor agregado e fidelidade. No entanto, é crucial priorizar estratégias de comunicação dirigida, com atendimento direcionado e específico que fale diretamente com os clientes desse perfil”, explica Daniela Spinardi, diretora de PMEs da Nuvemshop.
Para a realização do levantamento sobre o segmento de música foram analisadas as vendas de lojistas brasileiros cadastrados na plataforma da Nuvemshop de 1º de janeiro a 17 de novembro de 2023 e 2024.