Não é surpresa nenhuma que o que consumimos como entretenimento tem um impacto significativa sobre as nossas predileções de compra. E tampouco é de hoje como uma série ou filme pode fazer estourar tendências e procura por determinados produtos, como vimos no ano passado com o aumento da compra de itens relacionados ao universo da Barbie com o lançamento do filme.
Desta vez, a tendência é determinada pela série Bridgerton, cuja segunda parte da terceira temporada foi lançada este mês pelo Netflix. A série é uma adaptação dos livros de Julia Quinn e se passa em um universo semelhante ao período da Regência Britânica. De acordo com a Nubimetrics, plataforma que fornece dados para vendedores online, revelou que categorias como moda feminina e itens de decoração com essa estética.
Os livros de Julia Quinn também estão entre os itens mais procurados associados a este assunto, destacando-se nos marketplaces em toda América Latina. No Brasil, em maio, as palavras mais procuradas sobre o tema foram: ‘livro bridgerton’, ‘box livros bridgerton’, ‘bridgerton’ e ‘bridgertons’.
As marcas que aproveitam a tendência
Algumas marcas já haviam percebido nas duas temporadas anteriores a oportunidade de vender itens com a imagem da série. Em colaboração com a Netflix, a Bauducco e a Risqué lançaram produtos temáticos (os oito esmaltes da linha sãos os mais procurados da categoria no e-commerce).
Nos mercados europeu e norte-americano, a marca italiana Kiki Milano lançou maquiagens com a temática Bridgerton que furaram a bolha continental, passando a aparecer nas palavras-chave da América Latina.
A estética britânica
A influência é tanta, que não basta consumir o que está associado diretamente ao nome do produto, de forma que a estética do universo cinematrogáfico virou também tendência entre os apreciadores dos livros e das séries.
A Numbimétrics mostra um desejo de consumo associado a tendência Regencycore, ou seja, estilo de roupas atuais, mas com a estética do período da Regência Britânica. As mangas bufantes cresceram nas pesquisas de roupas, assim como os kits de brown lamination, usados para deixar as sombrancelhas altas e definidas, como as da série. Por fim, broches em formato de abelhas, um dos símbolos da série, também estão aparecendo muito nas pesquisas, principalmente no e-commerce.
“Estar atento ao que chama a atenção de telespectadores é uma das formas de prever o que será tendência e, consequentemente, poderá resultar em bons negócios. Esse tipo de análise vale para diferentes tipos de conteúdos de TV e streamings, bem como para esportes, festivais, entre outros temas que engajam as pessoas. De móveis, a roupas e maquiagens é possível conduzir o mix de produtos para que o seller aproveite a demanda e a magia em torno de Bridgerton”, destaca Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics.
“Diamond of the Season”
A própria Netflix, em parceria com Bath & Body Works, desenvolveu uma linha de cosméticos focado na série. Além dos cuidados com o corpo, a ideia da linha é focar nos prazeres do auto cuidado, incluindo velas e sabonetes com as fragrâncias associadas aos temas da série.