De acordo com dados da Nuvemshop, as PMEs online brasileiras faturaram R$ 1,2 bilhão no terceiro trimestre de 2024. Com isso em mente, as expectativas para 2025 são promissoras, com um cenário de oportunidades. No entanto, aproveitar este espaço demanda planejamento estratégico dos lojistas digitais que buscam impulsionarem as vendas no próximo ano.
Um ponto positivo, de acordo com estudo anual NuvemCommerce, é que os empreendedores sabem da relevância dessa preparação e educação sobre o negócio. Ao todo, 69% desejam aprender mais sobre estratégias de e-commerce.
Segundo Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop, ter um plano bem definido para o ano que chega é essencial para que os empreendedores coloquem os esforços nas alavancas corretas a fim de gerar mais vendas.
“O crescimento do e-commerce no Brasil vem acompanhado de desafios, como a alta concorrência, mudanças nas expectativas dos consumidores e a necessidade de inovação tecnológica, e estar preparado é importante, mesmo para aqueles que já estão em escala de crescimento”, explica.
O caminho
Para ajudar os lojistas a descobrirem como realizar esse planejamento, a Nuvemshop, com ajuda da executiva, deixou cinco dicas. Veja:
Analise os resultados do ano que passou
É importante avaliar as métricas de vendas, conversões, retorno sobre investimento em marketing e feedback dos clientes. Esses dados são a base para identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
Defina metas realistas
Estabeleça objetivos claros, como aumento de receita, redução de custos logísticos ou expansão para novos mercados. Certifique-se de que as metas sejam mensuráveis e alcançáveis.
Invista em tecnologia
Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial (IA) está transformando o setor de e-commerce, com ferramentas que recomendam produtos de forma personalizada ao cliente, otimizam preços em tempo real de acordo com as tendências do mercado e ofereçam realidade aumentada e virtual.
Prepare-se para datas comerciais
Crie um calendário de promoções e campanhas alinhado às principais datas comerciais, como Black Friday, Dia do Consumidor e Natal, garantindo estoques e estratégias de marketing consistentes.
Priorize sempre a experiência do cliente
Revise sua jornada de compra e otimize aspectos como usabilidade do site, formas de pagamento, entrega rápida e atendimento personalizado pós-venda.