default
Publicidade: default

Omie une sistema ERP, serviços financeiros, educação empreendedora e comunidade digital

default
Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O que é necessário para fazer uma empresa crescer? A Omie, desenvolvedora de um sistema de gestão (ERP) na nuvem, encontrou uma forma de potencializar negócios oferecendo muito mais que o acesso à tecnologia. Segundo o propósito da scale-up, o crescimento é resultado da união de importantes pilares: educação, gestão financeira e promoção de uma comunidade digital que conecta diversas personas do universo dos negócios — principalmente empresas e contadores.

A Omie

Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie nasceu com o propósito de acelerar o crescimento das empresas e levar prosperidade para o empreendedorismo brasileiro. Com isso em mente, a companhia foi a primeira a lançar um sistema de gestão que proporciona integração com a contabilidade, por isso, cresceu rapidamente em sintonia com a comunidade contábil.

default
Imagem: reprodução, Marcelo Lombardo, CEO & Fundador da Omie

Com as constantes mudanças do mercado, a scale-up observou que poderia oferecer muito mais que um sistema ERP para ajudar o mercado empreendedor brasileiro em sua jornada de evolução. Por isso, fechou diversas parcerias ao longo dos anos, incorporando outros recursos à lista de serviços oferecidos e disponibilizando também a conexão de pequenas, médias e grandes empresas com bancos, fintechs e governo.

Educação empreendedora

Comunidade digital

Um exemplo desse pilar é o Portal Omie, uma solução lançada em agosto de 2022 que promove a comunicação de empresas com seus clientes. O canal permite a entrega de documentos fiscais e de cobrança de maneira simples, fazendo com que clientes estejam sempre atualizados e conectados com aqueles que fizeram negócios. O funcionamento é simples: toda vez que o faturamento de uma venda ou prestação de serviços é realizado, o sistema envia um e-mail para que o cliente acesse todos os dados referentes a esse faturamento, como nota fiscal, recibo, boleto, PIX ou link para pagamento. O Portal Omie também facilita o acesso ao crédito, viabilizado pela aquisição de 100% da Ergoncredit — player que atua em crédito para PMEs há vários anos no mercado.

ERP

O sistema ERP Omie é uma solução que foca na integração de dados e na automatização de atividades repetitivas, com o objetivo de gerar mais visibilidade e simplicidade na gestão empresarial. Sendo 100% online e armazenado na nuvem, permite a realização de tarefas como emissão de notas fiscais eletrônicas, emissão de boletos e guias de pagamento, além do controle de estoque e fluxo de caixa em um só lugar.

O software conta com seis módulos que possibilitam o gerenciamento da operação de ponta a ponta de maneira integrada, acabando com os pontos cegos e auxiliando na resolução de diversos problemas de gestão, como a falta de controle e padronização nos processos e a baixa produtividade. Conheça alguns dos recursos do sistema:

Relatórios gerenciais

O sistema Omie oferece a visualização personalizada dos dados de cada área do negócio, seja do setor administrativo, financeiro ou vendas. A geração de relatórios em tempo real oferece para as empresas o fácil acesso a informações precisas, permitindo maior agilidade e evitando a incidência de erros. É possível criar relatórios personalizados para analisar a operação da empresa e tomar as melhores decisões.

Emissão de nota fiscal eletrônica

Emissão de boletos

Gestão de vendas

Para tornar o processo de vendas mais simples e escalável, o sistema Omie permite o cadastro dos times de venda, gerenciamento de oportunidades, visualização das negociações em tempo real e acompanhamento de toda a operação de forma completa com gráficos e tabelas dinâmicas. É possível consultar restrições de limite de crédito, controlar entradas de estoque e estratégias de venda.

CRM

Contando com CRM nativo, o sistema Omie permite o acompanhamento completo da carteira, negociações e análise do funil de vendas. Dessa forma, é possível gerenciar times comerciais, gerando relatórios personalizados por área e mantendo os processos mais organizados.

Gestão de contratos de prestação de serviços

O sistema Omie permite controlar cada etapa dos contratos, da preparação até a renovação — incluindo a data de faturamento, emissão de nota fiscal e a cobrança dos clientes. A gestão dos contratos é facilitada pelo fato de o empreendedor não precisar se preocupar com o volume de notas e contratos faturados. Tudo que é cadastrado fica organizado em um processo visual, tornando o acesso aos dados mais simples e possibilitando a uma gestão completa dessa operação.

Controle financeiro empresarial

No sistema Omie, a gestão financeira é integrada com todos os módulos do sistema, ou seja, toda a operação é conectada às finanças. Conforme a empresa utiliza o software, os dados são gerados e podem ser visualizados em tempo real. É possível realizar o gerenciamento de contas a pagar e a receber, com visualização por data de vencimento, categoria de acordo com a preferência ou necessidade do cliente. A análise do fluxo de caixa também é feita de maneira simples, permitindo a organização das projeções de cada negócio e acompanhar a saúde financeira da empresa a qualquer momento.

Conciliação bancária automática

O módulo financeiro do ERP Omie proporciona o fim da conciliação bancária manual, já que é possível fazer o download do extrato bancário e importá-lo para o sistema. De maneira rápida, os lançamentos são reconhecidos e os saldos conciliados. Todas as movimentações financeiras geradas por outros módulos ficam sempre organizadas e prontas para serem conferidas de maneira automática.

Gerenciamento e controle de estoque

Integração com a contabilidade

Com o objetivo de manter a contabilidade das empresas em dia e facilitar a rotina dos contadores, o Painel do Contador possibilita que a troca de informações com o escritório contábil seja feita de maneira digital. Todos os dados financeiros, fiscais e contábeis gerados pelo sistema Omie podem ser compartilhados com o contador, evitando perda de prazos e garantindo que a contabilidade tenham todos os de forma completa e com qualidade para realizar os processos contábeis e fiscais de cada cliente . Os lançamentos são feitos por período, sendo possível bloquear períodos já finalizados e evitando problemas e retrabalhos no fechamento da contabilidade.

Integração com aplicativos

O sistema Omie foi desenvolvido para ter uma arquitetura aberta, tornando a conexão com outros sistemas mais simples. Para isso, são utilizadas APIs, que conectam soluções e serviços. Para atender às necessidades específicas dos seus clientes, Omie conta com APIs públicas, trazendo a ideia de fornecer alternativas para completar as soluções necessárias para as empresas que utilizam Omie como seu backoffice. 

Integração com e-commerces e marketplaces

Com Omie.Hub, empresas podem anunciar seus produtos com poucos cliques, importar anúncios, automatizar fluxos de controle de estoque e geração de pedidos de vendas, pausar e reativar anúncios automaticamente, além de definir o lucro para automatizar a alteração de preços dos produtos. Todas as operações são refletidas no Omie ERP.

Frente de caixa

Omie.PDV Varejo foi pensado para otimizar o atendimento ao cliente e acabar com as filas nos estabelecimentos. Com o aplicativo — que também conta com a versão mobile— as empresas podem emitir NFC-e, SAT e MFes, além de consultar produtos, preços, descontos e disponibilidade de estoque. A solução também torna possível a geração de pedidos de venda e o envio de cupons fiscais por e-mail e as movimentações são atualizadas de forma automática e em tempo real no ERP.

O recurso de pré-venda web reduz significativamente a quantidade de pessoas no caixa, afinal, os pedidos são gerados antes do fechamento da compra e o cliente precisa efetuar apenas o pagamento. Entre os públicos-alvo do aplicativo estão supermercados, açougues, lojas de roupas, papelarias e comércios em geral.

Conheça a Omie

Para conhecer mais sobre a Omie e todas as soluções oferecidas para destravar o crescimento, acompanhe os canais:

Instagram

Instagram para Contadores

TikTok

– LinkedIn

Facebook

Site

Blog

Publicidade: Banner