default
Publicidade: default

Onças Brasileiras: crescimento econômico e padrões de consumo diferenciados

default
Por: Alice Lopes

Estagiária da Redação E-Commerce Brasil

Estudante do 8° período de jornalismo, sou apaixonada por cultura pop e redatora de moda e beleza. Com mais de um ano de experiência em redação, migrei por diversas editorias até encontrar algo que fizesse o meu coração bater mais forte. No tempo livre, aprecio música, uma boa leitura e dança.

Um levantamento da Futura Inteligência sobre desenvolvimento humano, realizado em março, aponta que seis estados brasileiros apresentam um potencial econômico crescente. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Santa Catarina, conhecidos como as “Onças Brasileiras“, se destacam pela alta frequência de compras online. Aproximadamente 22,9% dos consumidores nesses estados realizam aquisições mensais pela internet, superando a média nacional de 18,5%. “O estudo revela um perfil econômico diferenciado nessas regiões, com maior poder de consumo e comportamentos de compra distintos”, destaca Paula Orrico, responsável pelos dados na Apex Partners, empresa parceira da Futura Inteligência.

default
(Imagem: reprodução)

O levantamento também revelou que os moradores dessas regiões estão mais satisfeitos com os prazos de entrega das compras online, com 92,9% avaliando o serviço de forma positiva, contra 89,9% na média nacional.

Além disso, os residentes desses estados visitam supermercados com maior frequência. Cerca de 38,8% dos entrevistados realizam compras uma ou duas vezes por semana, enquanto no restante do país, a maioria vai ao supermercado uma vez por mês. “Essa diferença de comportamento reflete não apenas maior poder aquisitivo, mas também uma cultura de consumo peculiar”, explica José Luiz Orrico, diretor técnico da Futura Inteligência.

Além disso, é importante destacar que o Brasil está se consolidando como um novo campo de disputa para plataformas chinesas de compras online, tornando-se o único país a contar com a presença dos seis dragões do e-commerce: AliExpress, Shopee, Shein, Kwai, Temu e TikTok Shop. Estimativas apontam que, juntos, esses gigantes podem conquistar mais de 50% do mercado brasileiro de e-commerce nos próximos anos.

Gastos maiores com mobilidade

A pesquisa também aponta que 55,8% dos entrevistados nesses seis estados possuem pelo menos um veículo, índice consideravelmente superior à média nacional (38,1%) e à do eixo Minas-Rio-São Paulo (38,7%). Esse maior número de carros reflete-se diretamente nos gastos com mobilidade: os moradores dessas regiões gastam, em média, R$322,70 por mês com deslocamentos, valor quase 30% superior à média nacional de R$250,60.

“O uso mais frequente do carro como principal meio de transporte leva a um custo mensal mais alto com mobilidade, reforçando o padrão de maior poder aquisitivo nessas localidades”, comenta Orlando Caliman, diretor econômico da Apex Partners.

Perfis de consumo variados

O estudo também identificou diferenças no perfil de consumo. O comércio online é mais atraente para homens com menos de 44 anos, com maior nível educacional e renda superior a dois salários mínimos. Por outro lado, as lojas físicas são preferidas por mulheres com mais de 45 anos, com menor escolaridade e renda de até dois salários mínimos.

Os produtos mais adquiridos online no Brasil incluem vestuário e calçados (39,6%), itens para casa (18,6%) e eletrônicos (13,9%). A pesquisa foi conduzida entre fevereiro e março de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais e confiança de 95%.

Publicidade: default