Leonardo Enrique, diretor executivo de Open Finance e pagamentos em tempo real da Visa, e Patrícia Leal, diretora de inovação em pagamentos do Mercado Pago, debatem a potencialização do open finance no último dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023.
Open finance é um iniciativa de pagamento, que visa diminuir a quebra da jornada de compra dos consumidores. Normalmente, para realizar uma compra no e-commerce, mesmo com facilidades como o PIX, é preciso sair da aba de compra, escanear um código e entrar no aplicativo do banco. A proposta do open finance é que o cliente consiga completar sua compra com o clique de um único botão.
A fricção ainda é uma realidade no e-commerce, de maneira que a chance de perda de uma venda por conta de uma dificuldade de pagamento ainda é muito expressiva, explicou Leal.
Na prática, o open finance funciona da seguinte forma: durante a finalização de uma compra, um botão com o termo “pagar com o seu banco” (nome provisório no Brasil) vai ficar disponível. Caso a pessoa clique nele, a aba do banco cadastrado no celular aparecerá automaticamente com o valor da transação. Ao colocar a senha, de forma autônoma, o cliente volta ao site do e-commerce e a compra já foi efetivada.
Open finance no varejo
Leal complementou: atualmente, entendemos que os empreendedores possuem mais de uma conta financeira, são muitas contas diferentes para administrar. Com o open finance, e o consentimento do fornecimento dos dados, as instituições são capazes de compreender com maior profundidade o maior daquela pessoa e auxiliar na gestão financeira do negócio.
Ademais, existe a possibilidade de fornecimento de crédito às pessoas. O open finance possui foco na personalização, quando os indivíduos consentem em compartilhar seus dados, a probabilidade de aprovação para obtenção de crédito aumenta significativamente, pois a instituição desenvolve uma visão macro sobre seus clientes.
Enrique afirma: “a proposta de valor deve ser muito clara na ponta. A jornada do open finance tem como objetivo a concessão de crédito; ao compartilhar o dado, a pessoa teria uma possibilidade maior de acesso ao crédito”.
“Os dados do open finance trazem 80% mais de assertividade no fornecimento de empréstimos e créditos”, completa Leal.
Em um primeiro momento, o papel do open finance deve ser educar os consumidores. Muitos se questionam sobre porquê compartilhar seus dados e para isso Leal respondeu: “o benefício é para o próprio consumidor”. Entretanto, hoje, o maior desafio é traduzir esses benefícios à população.