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Open finance, a nova solução de pagamento para o varejo é discutida no Fórum E-Commerce Brasil 2023

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Leonardo Enrique, diretor executivo de Open Finance e pagamentos em tempo real da Visa, e Patrícia Leal, diretora de inovação em pagamentos do Mercado Pago, debatem a potencialização do open finance no último dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023.

Open finance é um iniciativa de pagamento, que visa diminuir a quebra da jornada de compra dos consumidores. Normalmente, para realizar uma compra no e-commerce, mesmo com facilidades como o PIX, é preciso sair da aba de compra, escanear um código e entrar no aplicativo do banco. A proposta do open finance é que o cliente consiga completar sua compra com o clique de um único botão. 

Patricia Leal e Leonardo Enrique debatem open finance no Fórum E-Commerce Brasil 2023
Imagem: Leonardo Enrique e Patrícia Leal no Fórum E-Commerce Brasil 2023

A fricção ainda é uma realidade no e-commerce, de maneira que a chance de perda de uma venda por conta de uma dificuldade de pagamento ainda é muito expressiva, explicou Leal. 

Na prática, o open finance funciona da seguinte forma: durante a finalização de uma compra, um botão com o termo “pagar com o seu banco” (nome provisório no Brasil) vai ficar disponível. Caso a pessoa clique nele, a aba do banco cadastrado no celular aparecerá automaticamente com o valor da transação. Ao colocar a senha, de forma autônoma, o cliente volta ao site do e-commerce e a compra já foi efetivada. 

Open finance no varejo

Leal complementou: atualmente, entendemos que os empreendedores possuem mais de uma conta financeira, são muitas contas diferentes para administrar. Com o open finance, e o consentimento do fornecimento dos dados, as instituições são capazes de compreender com maior profundidade o maior daquela pessoa e auxiliar na gestão financeira do negócio. 

Ademais, existe a possibilidade de fornecimento de crédito às pessoas. O open finance possui foco na personalização, quando os indivíduos consentem em compartilhar seus dados, a probabilidade de aprovação para obtenção de crédito aumenta significativamente, pois a instituição desenvolve uma visão macro sobre seus clientes.

Enrique afirma: “a proposta de valor deve ser muito clara na ponta. A jornada do open finance tem como objetivo a concessão de crédito; ao compartilhar o dado, a pessoa teria uma possibilidade maior de acesso ao crédito”. 

“Os dados do open finance trazem 80% mais de assertividade no fornecimento de empréstimos e créditos”, completa Leal. 

Em um primeiro momento, o papel do open finance deve ser educar os consumidores. Muitos se questionam sobre porquê compartilhar seus dados e para isso Leal respondeu: “o benefício é para o próprio consumidor”. Entretanto, hoje, o maior desafio é traduzir esses benefícios à população.