Relação entre franqueadora e franqueados: como manter a padronização e acabar com os problemas de logística
Imagine uma franquia de cosméticos que tem 10 lojas em estados diferentes. A franqueadora precisa entregar um lançamento específico simultaneamente para todas as franqueadas. “Essa missão pode ser cumprida com sucesso ou esbarrar em diferentes problemas que acarretam atrasos ou extravios, tudo depende da inteligência logística adotada pela rede”, explica Fábio Garcia, CEO da Mais Envios, startup especializada em logística.
A essência das franquias é a padronização: todos os Pontos de Venda (PDVs) de uma mesma marca devem oferecer os mesmos produtos, independentemente da localização da loja. Por isso, ter uma gestão logística consistente, preparada para resolver os percalços e restabelecer o fluxo de entregas é essencial.
Entre estes percalços dois problemas se destacam no que diz respeito às franquias: a falta de uma visão logística integrada por parte do franqueador nas questões operacionais e a ausência de um sistema de informação estruturado e que permita compartilhamento das informações entre a marca e os franqueados.
A gestão completa possibilita a movimentação dos produtos entre os fornecedores e as lojas. Neste caso o trabalho de inteligência logística especializado é uma excelente opção para deixar a operação simples e eficaz.
A inteligência logística também ajuda a resolver a segunda “dor” das franquias, que é a comunicação entre as diversas áreas internas do próprio franqueador, como entre os componentes da cadeia de abastecimento: franqueador, fornecedores, rede de lojas de franquias e multimarcas e transportadores.
“Dentro do nosso dashboard o franqueador consegue acompanhar todo o processo de entrega, checar quais produtos faltam em cada loja e remanejar as mercadorias sobressalentes em outros PDVs próximos, o que gera economia de tempo e reduz o custo de transporte”, ressalta Garcia
Entre os benefícios da contratação de uma gestão logística externa está a facilidade de compra e organização para as lojas franqueadas. Além disso, há a redução no tempo de recebimento de mercadorias na loja.
Comentários