Pela primeira vez, os pagamentos por aproximação ultrapassaram a utilização de dinheiro nas compras em lojas físicas em todo o mundo em 2020. É o que revela um estudo publicado pela FIS.
O uso de dinheiro caiu 10 pontos percentuais no ano passado, representando apenas 20% do total de pagamentos em todo o mundo. Em países como Canadá, Reino Unido, França, Noruega, Suécia e Austrália a queda chegou a mais de 50%.
A expectativa projetada pelo estudo é que o uso do dinheiro físico represente menos de 10% de todos os pagamentos em lojas dos EUA e 13% no resto do mundo. Por outro lado, as carteiras digitais devem corresponder a 1/3 de todos os pagamentos em lojas.
A região da Ásia lidera o uso das carteiras digitais mobile, com cerca de 40% de pagamentos em lojas feitas por formas que não exigem contato físico. Nos demais continentes, o crescimento também foi positivo, embora um pouco menor: cerca de 10% dos métodos de pagamento na América do Norte, 8% no Oriente Médio-África, 7% na Europa e 6% na América Latina.
Crescimento no e-commerce
Globalmente, o uso de transações com carteira digital no comércio eletrônico aumentou 7% em 2020. Até 2024, segundo o estudo, as carteiras digitais serão responsáveis por mais da metade de todos os pagamentos do e-commerce de todo o mundo.
Os gastos totais com comércio eletrônico cresceu 19% no ano passado, chegando ao patamar de US$ 4,6 trilhões movimentados. Essa foi a maior expansão já registrada na história, representando o equivalente a dois ou três anos do que se esperava. A análise mostra que os gastos globais com e-commerce podem alcançar US$ 7,3 trilhões até 2024.
Por outro lado, o uso de métodos de pagamento tradicionais, como cartões e pagamento na entrega, está rapidamente perdendo participação. Estas formas de pagamento devem representar menos de 40% das transações de comércio eletrônico até 2024.
Metodologia
Os números foram retirados dos dados publicados no The 2021 Global Payments Report da FIS. As informações foram coletadas por meio de pesquisas com consumidores, empresas e equipes locais. Cerca de 46 mil consumidores foram ouvidos para confecção do estudo.
A FIS é uma empresa que oferece soluções de tecnologia para comerciantes, bancos e empresas do mercado de capitais em todo o mundo. Para baixar o estudo completo, acesse o site do FIS.
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Fonte: Canaltech