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Confira os conteúdos do Palco Soluções no congresso Digitalização do Varejo 2023

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Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

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Imagem: Giuliano Gonçalves e Lucas Kina, Palco Soluções do congresso Digitalização do Varejo

Na última segunda-feira (30), o congresso Digitalização do Varejo foi realizado pelo E-Commerce Brasil no Hotel Unique. Contando com conteúdos durante todo o dia, o Palco Soluções recebeu as empresas Vindi, Kangu, RD RaiaDrograsil, Social Digital Commerce, Adyen, Magalu, Oto, Tray, Infracommerce e PagBrasil como convidadas.

Futuro do pagamento no varejo

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Imagem: Ismael Piccirillo da Vindi, Palco Soluções do evento Digitalização do Varejo/foto: Ruan Carlos

Ultrapassando mais de 34 milhões de transações, a nova forma de pagamento traz três benefícios principais: democratização do acesso, melhor experiência do usuário e maior eficiência operacional, segundo o executivo.

Afirmando que existem ainda uma série de novas funcionalidades a serem desenvolvidas, como o pagamento offline, Piccirillo concluiu defendendo que “pessoas que estavam fora da digitalização do dinheiro são beneficiadas pelo pix”. 

Frete: de vilão a herói

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Imagem: Jéssica Araújo da Kangu, Palco Soluções do evento Digitalização do Varejo/foto: Ruan Carlos

A solução, recomendada pela palestrante, é que os empreendedores utilizem o frete como uma estratégia de vendas. Para isso, algumas dicas são essenciais: reduzir os custos da empresa mensalmente, aumentar o valor da compra (oferecendo pacotes ou kits),  testes para registrar variações e, por fim, incentivo de fechamento – “apenas mais R$ 10 para frete grátis”. 

Além disso, a executiva destacou a importância da logística reversa para a sustentabilidade da empresa; reforçando que o mesmo ponto de retirada de mercadorias funciona para as devoluções, “eliminando, dessa forma, uma lacuna para quem trabalha com o e-commerce”.

Liderança é essencial para digitalização

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Imagem: Marilia Nagata da RD RaiaDrogasi, Palco Soluções do evento Digitalização do Varejo/foto: Ruan Carlos

Dando continuidade às palestras do dia, Marilia Nagata, gerente executiva de e-commerce na RD RaiaDrogasil, advogou a necessidade dos líderes abraçarem a inovação digital e a existência de diferentes caminhos para a digitalização das empresas.

Para isso, Nagata destacou quatro alavancas chave para a transformação digital: 

Modelos de negócios: explorar novas formas de operacionar;

– Conectividade: não há mais uma separação entre offline e online;

– Processos: com foco no cliente, agilidade e automação;

Analytics.

Abraçar a incerteza, escolher as pessoas certas, evidenciar os porquês, empoderar o time e mentalidade de serviço (estar disponível para auxiliar a equipe), são os aprendizados que a executiva frisou como necessários em um processo de inovação.

Posicionando marcas no mercado

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Imagem: Nícolas Fernandes da Social Digital Commerce, Palco Soluções do evento Digitalização do Varejo/foto: Ruan Carlos

Falando sobre a importância do posicionamento de marca no mercado, Nícolas Fernandes, diretor de vendas da Social Digital Commerce, exemplificou trazendo o movimento indústria virando varejo e varejo se tornando indústria. 

Não deixando de lado os dados, o palestrante, compartilhou que 60% das empresas não têm e-commerce de venda direta ao consumidor.

“Antes de pensar sobre como implementar soluções complexas, como IA, as empresas precisam estabelecer o básico com uma coleta de dados organizada”, reiterou. 

Jornada digital: primeiros passos

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Image: Renato Migliacci da Adyen, Palco Soluções do evento Digitalização do Varejo/Foto: Ruan Carlos

Explicando que, a cada nova necessidade são desenvolvidas alternativas para solucionar as barreiras, Renato detalha que a infraestrutura é muito fragmentada e por conta disso a jornada de digitalização do negócio fica prejudicada. 

Porém, incentivando os empresários e as empresas, o executivo destacou que o importante é entender como alcançar a digitalização. E apesar dos diferentes níveis de maturidade, ainda é possível dar o primeiro passo.

Novo papel da loja física

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Imagem: Felipe Cohen da Magalu, Palco Soluções do evento Digitalização do Varejo/foto: Ruan Carlos

O diretor de operações de marketplace do Magalu, Felipe Cohen, trouxe ao palco o novo papel da loja física dentro da digitalização do varejo.

Inicialmente, o executivo destacou que o novo consumidor está em busca de praticidade e a jornada de compra se tornou algo não linear e múltiplo. 

“A transição entre o varejo físico e o varejo online acontece sem ser percebida, a jornada começa e termina em lugares diferentes”, resumiu o convidado.

O consumidor é múltiplo

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Imagem: Guilherme Bohnen da Oto, Palco Soluções do evento Digitalização do Varejo/foto: Ruan Carlos

Concluindo, Bohnen lembrou que “o objetivo principal das marcas é atrair os consumidores para seus pontos de venda, independente se estes são físicos ou virtuais”.

Construindo lembranças de marca

Argumentando que as compras dos consumidores não são lineares, Guimarães descreveu que a jornada de compra mudou e que os clientes estão em todos os lugares. E visando evidenciar essas alterações, o palestrante exemplificou com dois cenários. 

Digitalizando a jornada das empresas

Para a palestrante, é necessário que as organizações atuem em multi frentes e compreendam os atos de consumo dos clientes. “Como a indústria, a marca, chega no consumidor final? Há muitos canais, como eu digitalizo isso?”, perguntou a convidada.

“Performar nos marketplaces, por exemplo, requer um olhar diário e um planejamento para se adaptar rapidamente”, finalizou.

Check-out: finalizando a experiência

Encerrando as palestras do auditório, Alexandre Oliveira, diretor de vendas da PagBrasil, trouxe mais de vinte anos de experiência com pagamentos digitais e como o cenário atual potencializou uma mudança no varejo. 

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