À porta do consumidor, a Páscoa começa a entrar em seu ciclo final de consumo até domingo (31). Conforme dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), os resultados do período devem crescer 4,5% em faturamento na comparação com 2023, chegando a R$ 3,44 bilhões.
A expectativa positiva para a data é acompanhada também de mais previsões até a chegada oficial da data. Além disso, outras informações também foram trazidas por pesquisas sobre a Páscoa em 2024. Veja:
E-commerce
Conforme levantamento da Nubimetrics, os ovos de Páscoa lideram a lista de desejos dos consumidores no marketplace. O produto registrou, no varejo online, picos de demanda em março e abril, especialmente nos últimos dias.
Dentro dessa vertente, o estudo mostra que itens artesanais são bem valorizados nesta época do calendário. Prova disso é que, no digital, as buscas por palavras-chave como “barra de chocolate 2 kg” e “barra de chocolate 1 kg” dispararam em popularidade, sendo estas matérias-primas para a confecção de óvos de Páscoa caseiros.
“Assim como o varejo em lojas físicas, o e-commerce também deve ser aquecido pela Páscoa. Um dos grandes destaques e público a ser conquistado é o de profissionais que artesanalmente produzem e vendem chocolates. Vantagens como frete grátis, descontos na aquisição de mais de um produto e a variedade de opções de componentes que são partes da produção, como os saborizantes e até mesmo as embalagens, são diferenciais nas vendas”, pontua Juliana Vital, líder global de Receita na Nubimetrics.
Busca e preço
Já uma pesquisa do Buscapé trouxe um panorama diferente sobre óvos de Páscoa nesta semana, entre 24 e 27 de março. Segundo a empresa, o movimento atrás de presentes para ocasião cresceu 98% no mesmo retrospecto, enquanto primeiro item caiu 43% ante semana igual em 2023.
Na comparação com o ano passado, aliás, o preço mediano dos ovos de Páscoa na semana anterior a data (de 17 a 23 de março) cresceu 35%. Na ocasião, o valor era de R$ 67.
Um dos aspectos disso, de acordo com o Buscapé, está justamente no hábito do consumidor em deixar a compra da Páscoa para os instantes finais.
Para a categoria de forma geral, há uma semana da Páscoa, o preço médio dos produtos é de R$ 104. Na primeira semana de março, os ovos custavam, em média, R$ 75.
Gastos na Páscoa
Por fim, outro estudo, este da Ecglobal, mostra que 87% entre mais de 500 entrevistados querem comprar chocolate nessa Páscoa. A maioria (55%) deseja gastar entre R$ 100 e R$ 300 nas compras, distribuindo o valor em itens variados como ovos, trufas e bombons.
Os consumidores revelaram que pretender pesquisar preços antes de confirmarem qualquer compra.
Destes, 55% dão preferência para lojas físicas – 47% mencionam a Cacau Show. Outros 40% preferem utilizar o e-commerce, optando por Lojas Americanas (44%).
Entre as marcas, Nestlé (31%) sai na frente na lembrança dos compradores, enquanto Cacau Show (24%), Lacta (21%) e Garoto (13%) também compõem a lista.