Um estudo feito pela Poli Digital destacou que a incorporação de chatbots no atendimento ao cliente aumenta a eficiência operacional e também impulsiona as vendas online. Segundo a pesquisa, a capacidade dos chatbots de resolver as questões dos clientes de forma eficaz é crucial para a eficiência do processo de compra. Além disso, 61% dos consumidores têm uma visão positiva da interação com chatbots, considerando-a eficiente na comunicação entre marcas e clientes.
Alberto Filho, CEO da Poli Digital, enfatizou que os chatbots são capazes de coletar informações valiosas durante as interações com os clientes, o que possibilita as empresas a análise de tendências e aprimoramento de sua eficiência operacional. Ainda, ele ressaltou que a automação do atendimento é benéfico para as empresas, permitindo que a equipe se concentre em atividades mais estratégicas.
O executivo também destacou dados de outras fontes, como a pesquisa da Velocify, que indicou que a taxa de conversão pode aumentar em até 400% quando uma empresa entra em contato com o cliente logo após sua interação inicial. Isso demonstra a importância da centralização e automação do atendimento para garantir uma resposta rápida e eficaz aos clientes.
Também é importante superar as resistências à automação e Inteligência Artificial, pois elas estão se aprimorando e suas adoções são fundamentais para permanecer competitivo no mercado. Essas ferramentas complementam o atendimento humano, proporcionando um suporte garantindo, atendimento rápido e personalizado 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para o CEO, a integração da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente oferece uma experiência unificada e consistente, independentemente do canal de contato escolhido pelo cliente, melhorando a coesão e consistência das interações.