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E-commerce de Moda: PMEs faturam mais de R$ 400 milhões nos meses frios

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As lojas online do segmento de Moda tiveram um aumento de 13% no faturamento durante o período de vendas da coleção Outono e Inverno, entre maio e setembro de 2022. De R$ 367 milhões em 2021, as PMEs (pequenas e médias empresas) de vestuário faturaram R$ 413 milhões no comércio eletrônico no mesmo período deste ano, segundo dados da Nuvemshop.

De acordo com o levantamento, o ticket médio gasto nos pedidos do setor de Moda chegou a cerca de R$ 259 no período. O total de pedidos aumentou cerca de 5%, de 1,5 milhão em 2021 para 1,6 milhão neste ano. Dentre os itens mais vendidos, moletons foram os mais buscados pelos consumidores no mês de setembro de 2022.

Guilherme Pedroso, diretor geral da Nuvemshop no Brasil, afirma que o setor de moda e vestuário atravessou grandes transformações em seus formatos de vendas. “Moda é o segmento que mais evolui no e-commerce e, após o salto de crescimento dos últimos anos, a tendência ainda permanece. As lojas se adaptaram ao ambiente online e passaram a investir mais nesse canal de venda por meio de estratégias que integram o físico e o digital. Dessa forma, o setor continua atraindo mais consumidores e aumentando a confiança das pessoas na hora de comprar”, ressalta.

Crescimento regionalizado na Moda

O levantamento também apresenta os estados que tiveram maior faturamento no segmento de moda e vestuário durante a coleção de Outono/Inverno. Em 2022, São Paulo lidera as vendas no segmento com faturamento de R$ 184,3 milhões; seguido de Minas Gerais, com R$ 61,5 milhões; Ceará, com R$ 44,4 milhões; Rio de Janeiro, com R$ 23,6 milhões; e Paraná com R$ 16,3 milhões.

“O crescimento do e-commerce se apresenta cada vez mais diverso entre as regiões do país. Os dados mostram que não só o Sudeste explora as compras online, mas as regiões Nordeste e Sul têm se destacado a cada novo levantamento que realizamos. Isso mostra a grande aceitação dos compradores pela praticidade e segurança das compras online em regiões mais próximas de sua localidade”, finaliza Pedroso.

Na análise, foram consideradas as vendas realizadas de maio a setembro de 2021 e 2022, com base nos mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop.