As pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam no e-commerce brasileiro movimentaram R$ 1,3 bilhão entre janeiro e março de 2025, registrando um crescimento de 37,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, foram vendidos 19,5 milhões de produtos, um avanço de 30% na comparação anual. Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

“Os primeiros meses de 2025 mostraram que o e-commerce das PMEs segue em forte expansão, impulsionado pelo avanço tecnológico, como o uso da inteligência artificial. Empresas que investiram em personalização, estratégias digitais e datas comemorativas se destacaram nesse cenário”, afirma Luiz Natal, gerente de plataforma da Nuvemshop.
Enquanto nos primeiros três meses de 2024, as PMEs movimentaram R$ 945 milhões, um aumento de 34% em relação ao mesmo período de 2023, quando o total foi de R$ 703 milhões.
Setores em destaque
Os números registram a continuidade dos resultados do ano passado, pois os setores da liderança permanecem os mesmos.Moda manteve a liderança no faturamento, com R$ 413 milhões em vendas. Em seguida, aparecem saúde & beleza (R$ 125,5 milhões), acessórios (R$ 70,5 milhões) e casa & jardim (R$ 51 milhões).
O número total de pedidos atingiu cinco milhões, representando um aumento de 25% em relação ao primeiro trimestre de 2024. O tíquete médio ficou em R$ 247.
A análise considerou as vendas realizadas entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025 com base nos lojistas brasileiros da Nuvemshop.
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