O Procon-SP divulgou na última sexta-feira (14) o ranking das empresas com maior número de reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024. A lista inclui mais de 250 mil casos em que foi necessário o auxílio de um especialista para intermediar conflitos entre consumidores e fornecedores, incluindo sessões de conciliação.

Neste ano, pela primeira vez, também foram incluídos dados de Procons municipais conveniados que utilizam a plataforma Procon-SP Digital para registrar queixas de consumidores de suas cidades.
Baixa resolução das reclamações
Das 255.536 reclamações registradas (238.995 diretamente no Procon-SP e 16.541 nos 71 Procons municipais participantes), apenas 29,1% foram resolvidas na segunda fase do processo. O índice representa uma queda em relação a 2023, quando 31,7% das queixas foram solucionadas.
Nos Procons municipais, o percentual de resolução foi mais positivo: 54,1% em 2024, contra 39,5% no ano anterior. O número de reclamações consideradas fundamentadas (ou seja, aquelas que se transformaram em processos administrativos por falta de resolução inicial) cresceu 16%, passando de 220.167 em 2023 para 255.536 em 2024.
Empresas mais reclamadas
As três empresas com maior número de reclamações não resolvidas na primeira fase e que exigiram intervenção do Procon-SP foram:
- Yeesco (loja online de roupas e acessórios) – 10.647 queixas, com taxa de solução de apenas 29,6%;
- Enel Eletropaulo (distribuidora de energia elétrica) – 8.508 reclamações, com 16,4% de solução;
- Hurb Technologies (plataforma de turismo) – 7.554 registros, mas com apenas 0,3% de solução.
As três empresas já foram multadas pelo Procon-SP em algum momento por descumprimento das normas de defesa do consumidor. A Yeesco recebeu penalidade no início de 2024, a Enel Eletropaulo foi multada duas vezes no ano passado, e a Hurb Technologies, em 2023.
Importância da divulgação do ranking
A publicação da lista de reclamações fundamentadas faz parte do Código de Defesa do Consumidor e serve como um guia para que os clientes façam compras mais informadas. Além disso, é um alerta para as empresas, que podem usar essas informações para aprimorar seus serviços e melhorar seus canais de atendimento.
Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, destaca que a dificuldade de contato com as empresas ainda é um dos principais motivos das queixas registradas. “As empresas precisam encontrar formas mais eficazes de se relacionar com seus consumidores, seja aprimorando canais de atendimento, investindo em tecnologia ou qualificando suas equipes”, afirma.
20 empresas mais reclamadas em 2024
1º Yeesco
2º Enel Eletropaulo
3º Hurb
4º Mercado Livre
5º Itaú Unibanco
6º Bradesco
7º Samsung
8º iFood
9º Santander
10º Claro/Net/Embratel/Nextel
11º Vivo/Telefônica
12º Magazine Luiza/Netshoes/Época Cosméticos/Magalupay
13º Sabesp
14º Nubank
15º Caixa Econômica Federal
16º Carrefour
17º Uber
18º Shopee
19º Banco do Brasil
20º Amazon
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